Tomada de posse do Pe. Álvaro Gaspar, pároco de S. Cosme, S. Damião de Besteiros e Stª Eulália de Sobrosa

Paróquia de S. Cosme e S. Damião de Besteiros | Paredes

No sábado, dia 4 de setembro, os paroquianos da freguesia de Besteiros, Paredes – paróquia de S. Cosme e S. Damião, deram as boas vindas ao reverendíssimo Padre Álvaro Gaspar. Padre missionário da Comunidade Dehoniana.

A cerimónia contou com a presença do chefe provincial, Padre João Nélio. A leitura da carta de nomeação foi efetuada pelo vice vigário, Padre Paulo Pinto. Toda a cerimónia foi orientado pelo padre Igor Oliveira.

O novo Padre, foi carinhosamente acolhido por toda a comunidade, numa cerimónia minuciosamente preparada pelos órgãos competentes. Um tapete de flores coloridas o recebeu, por forma a alegrar a sua chegada como padre paroquial. As leituras e cânticos animaram esta receção. Todos se uniram nesta celebração. Foi com agrado que a população o recebeu.

Relembra-se que a comunidade havia sido orientada e cuidada pelo padre João Nélio durante quase dois anos, num período tão conturbado para toda a população. O desânimo da sua partida foi grande, mas Deus colocou um novo rosto no caminho de todos estes paroquianos. E, assim, desta forma, todos se empenharam na preparação das boas-vindas.

O Padre Álvaro, foi presenteado pela comunidade de Besteiros, como sinal de carinho e esperança no futuro. Os desafios são muitos, mas unidos, levar-se-á o barco a bom porto. Deus confiou-lhe esta nova missão, sabendo que não estará só e que terá uma comunidade que o irá acompanhar.

Bem haja a todos os intervenientes

Liliana Neto

 

 

Paróquia Stª Eulália de Sobrosa – Paredes

No dia 4 de Setembro de 2021, pelas 20h30, a Paróquia de Stª Eulália de Sobrosa “vestiu-se de novo”, para acolher um novo Pastor, o Pe. Álvaro Gaspar (sacerdote dehoniano e missionário). O Pe. Igor Oliveira, Administrador Paroquial desde julho passado, juntamente com a Comissão Permanente da comunidade, convocou todos os agentes pastorais para esta solene e bonita celebração de Ação de Graças.

As crianças da paróquia estiveram “presentes”, trazendo as suas “pegadas” cheias de cor e colocando-as numa enorme passadeira, simbolizando assim, este caminho novo que vamos iniciar. O cântico de entrada: “Eu cuidarei das minhas ovelhas…”, foi como que um compromisso cantado, que introduziu a leitura da carta de nomeação, feita pelo Vice Vigário, Pe Paulo Pinto e o rito de tomada de posse, acompanhado pelo Administrador Paroquial, Pe Igor Oliveira, com a entrega das chaves, a apresentação da Pia Batismal, da Cadeira Presidencial e do Sacrário.

No momento de Ação de Graças da celebração, fomos convidados a olhar para a Cruz e, a partir dela, formar uma corrente de comunicação com muitos “pontos” de ligação, tecida pela diversidade de rostos e pela unidade. Um desafio aceite por todos os agentes pastorais e pelos sacerdotes presentes nesta celebração.

Como não há festa sem prendas, a comunidade de Sobrosa, fez questão de não só presentear o novo pároco, Pe. Álvaro, mas todos os que com ele concelebraram nesta Eucaristia, agradecendo a todos e a cada um em particular.

Nas palavras finais o Superior Provincial, Pe. João Nélio, referiu que estas mudanças de pároco, são uma oportunidade de crescimento, para todos. Importa perceber que existe uma ligação que nos une, que é a espiritualidade no Coração de Jesus, Uma espiritualidade viva que continua a dar os seus frutos.

À saída da igreja, a equipa de acolhimento coordenou um “Porto de honra”, alegrando todo o adro, juntamente com o fogo de artifício e com o grupo de bombos de Sobrosa. No salão paroquial, a festa continuou, com um grupo mais restrito de responsáveis das atividades, quer de Sobrosa, quer de Besteiros, num agradável convívio.

JUNTOS por um caminho novo… JUNTOS com um novo Pastor!

Adelina Ribeiro | Comissão Permanente

plugins premium WordPress