Tomada de Posse do Pe. Saturino como Prelado Auditor da Rota Romana

A Comunidade Dehoniana em Roma manifestou a sua alegria pela nomeação do nosso confrade, Pe. Saturino Gomes, como Prelado Auditor (Juiz) do Tribunal Apostólico da Rota Romana, ocorrida a 23 de Janeiro. O anúncio, feito num dos momentos comunitários, foi saudado efusivamente com um aplauso.

Já depois da tomada de posse, por proposta do Superior Geral, tivemos a oportunidade de celebrar condignamente este acontecimento, a par de outras efemérides a celebrar no mesmo dia.

Na manhã do dia 24 de Janeiro, conforme tinha sido noticiado, foi o juramento dos dois novos prelados auditores da Rota Romana na Capela Paulina do Palácio Apostólico, que foi precedida por uma solene Celebração Eucarística no mesmo local, presidida pelo Secretário de Estado da Santa Sé, com a presença dos Juízes e outras pessoas.

Após a audiência ao Presidente francês,  o Papa Francisco recebeu sucessivamente o Decano e, em seguida, os Auditores (Juízes), fazendo uma fotografia com eles.  Depois, dirigiu-se à Sala Clementina, repleta de convidados, onde proferiu um discurso, que assinala a abertura do Ano Judicial. Destacou a figura do juiz eclesiástico, traçando-lhe um perfil a três tempos: humano, judicial e pastoral. Salientamos, pela sua beleza, algumas palavras proferidas pelo Santo Padre ao finalizar o seu discurso: “Quando desempenhais o vosso trabalho judicial, não esqueçais que sois pastores! Por detrás de cada prática, de cada posição, de cada causa, há pessoas que esperam por justiça”.

Nas cerimónias, estiveram presentes alguns confrades, entre os quais o Superior Geral, Pe. José Ornelas, e uma representação da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

Ao Pe. Saturino, deixamos as nossas felicitações por mais este serviço que a Igreja lhe pede e que estamos certos que desempenhará com o mesmo espírito de serviço que o tem movido ao longo da sua vida.

Ricardo Freire, scj

plugins premium WordPress