No passado domingo, dia 19 de Setembro, as comunidades de Santo André do Barreiro e de S. Lourenço de Alhos Vedros, receberam o novo membro da Equipa Sacerdotal: o Pe. Tiago da Eira.  Presidiu às celebrações nas duas igrejas, D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal, dando assim “posse” do ofício de pároco ao Pe. Tiago, que irá trabalhar in solidum com os outros dois dehonianos que já aí se encontram: o Pe. Basílio Mendes e o Pe. Nuno Pacheco (moderador).

Na sua homilia, D. José Ornelas concretizou como o ofício de pároco deve ser traduzido e interpretado. A “Tomada de Posse” nada mais é senão um colocar-se ao serviço dos outros, assumindo o lugar do servo que não escolhe a quem servir, mas leva cada um a sair de si mesmo para poder chegar aos outros, porque amados por Deus, e porque assim pediu Jesus a cada um dos seus discípulos. O Pároco deve ser um construtor de novas realidades e de um mundo novo, assumindo o papel de pai no meio da comunidade, atuando sempre à imagem de Jesus o Bom Pastor, que não quis um mundo baseado no poder e na força, traduzido na injusta lei do “mais forte”, mas sim no amor e na fraternidade, compreendendo que todos possuem a mesma dignidade diante de Deus.

Marcou presença o Superior Provincial, o Pe. João Nélio, que apresentou a tomada de posse do Pe. Tiago como um sinal da vontade que a Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus tem de continuar a colaborar com a Igreja diocesana de Setúbal na resposta às suas maiores necessidades.

Nas palavras finais D. José, e o Pe. Nuno deixaram uma palavra de agradecimento e de estima ao Pe. José Joaquim, que durante um ano exerceu o seu ministério nestas duas comunidades paroquiais tendo sido entretanto chamado a exercer outra missão na Congregação a que pertence.

Carina Carrilho