Print Friendly, PDF & Email

O almoço no Seminário Missionário Padre Dehon já foi uma festa, apesar de esta só começar umas horas mais tarde. Os convidados ao banquete tinham vindo de Lisboa e de Espanha, dos Açores e de Coimbra, da Madeira e de Aveiro. Ainda faltavam as gravatas, mas o resto já estava aprontado… Havia familiares, religiosos, seminaristas e pré-seminaristas. Enfim, uma palete de gente diversa, que se começava a reunir para a Ordenação Presbiteral do David Mieiro e Ordenação Diaconal do Gil Silva.

Às 16h00, na Sé do Porto, teve início a celebração presidida pelo Bispo do Porto, D. António Francisco. A Sé estava repleta de convidados, pois mais espaço houvesse, mais gente estaria dentro. Entre os quatro novos padres e cinco novos diáconos, lá estavam os nossos dois… A celebração foi solene e digna – como o momento exigia -, com momentos de profunda emoção e alegria, estampados nos rostos dos ordinandos.

Terminada a celebração, regressamos ao Seminário… Aí, a festa prolongou-se à volta da mesa, até porque já estava na hora do jantar. Mais à vontade, pudemos partilhar momentos, conversas, histórias e recordações com muitos convidados. Só faltou quem rogasse a Deus para que o sol parasse no céu e assim pudéssemos continuar por mais tempo…

 

José Domingos, scj