VIII Semana Ibérica – Crónica do primeiro dia

De 4 a 8 de Julho, subordinada ao tema “O testemunho dehoniano no nosso mundo de hoje”, decorre no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, a VIII Semana Ibérica, que reúne 74 dehonianos das Províncias de Portugal (44 religiosos) e de Espanha (25 religiosos), e alguns outras entidades, incluindo a Cúria Geral, donde veio o Pe. Cláudio dalla Zuanna, Vigário Geral da Congregação.

Os participantes chegaram, na sua maioria, durante a tarde do dia 4. A semana propriamente dita começou com as Laudes e a Eucaristia do dia 5, presididas pela Superior Provincial de Portugal, Pe. Zeferino Policarpo. Às 09,45 horas foi a abertura formal da Semana com saudações dos Provinciais de Portugal e Espanha, bem como do Vigário Geral da Congregação. Os padres Ricardo Freire e Fernando Garrapucho apresentaram a dinâmica dos trabalhos. Seguiu-se a intervenção do Dr. António Matos Ferreira intitulada “Análise histórica e social da realidade portuguesa, do século XIX até aos nossos dias”. Após o intervalo, o Dr. José Luís Segovia Bernabé apresentou idêntica análise sobre a realidade espanhola.

Da parte da tarde, os mesmos conferencistas apresentaram uma análise eclesiológica e pastoral da realidade portuguesa e espanhola. Os trabalhos terminaram com uma mesa redonda sobre “Opções preferenciais da nossa pastoral”, com a participação dos padres Valeriano Gomes, João de Deus Costa Jorge, Adérito Gomes Barbosa, José Agostinho Figueiredo e José Manuel Alvarez.

O dia terminou à volta da Eucaristia, com um tempo sereno de adoração e vésperas, e ao redor da mesa em partilha fraterna de especialidades culinárias trazidas das suas regiões pelos confrades de Portugal e Espanha.

Fernando Fonseca, scj

» Dossier

plugins premium WordPress