VIII Semana Ibérica – Crónica do quarto dia

O IV dia da Semana Ibérica foi dedicado à concretização de algumas linhas de acção. Recolheu-se a reflexão dos grupos, para que tenhamos presente o que já fazemos bem, o que podemos fazer melhor na nossa pastoral e no nosso testemunho, bem como os desafios que nos chegam da situação social e religiosa dos nossos países.

Mas o melhor fruto destes dias foi o fortalecimento da fraternidade entre todos e entre as províncias irmãs de Portugal e Espanha, com a verificação de que estão bem vivas e desejam melhorar a sua qualidade de vida religiosa e a criatividade na missão.

Ao encerrar formalmente os trabalhos, os provinciais de Portugal e Espanha tiveram palavras de congratulação pelo bom êxito da Semana, agradecendo a todos aqueles que a tornaram possível e nela participaram. A última palavra pertenceu ao Pe. Claudio dalla Zuanna, Vigário Geral da Congregação, que acentuou a importância desta iniciativa na perspectiva da Conferência dos Dehonianos da Europa, a realizar na Bélgica, no próximo mês de Outubro, sobre os desafios da sociedade actual e as nossas possíveis e necessárias respostas.

Tudo terminou em atitude de acção de graças à volta do altar, na Eucaristia presidida por dois bispos dehonianos portugueses, D. António Braga, Bispo de Angra, e D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve.

Fernando Fonseca, scj

plugins premium WordPress