Visita Canónica do Superior Provincial a Alfragide

Realizou-se, entre os dias 6 e 11 de Fevereiro, a visita canónica do Superior Provincial, Padre Zeferino Policarpo, à comunidade religiosa do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide. Foi um tempo de reflexão sobre o trabalho pessoal e comunitário até aqui realizado, e também de acção de graças pelo dom da vocação e do chamamento que Deus nos fez a servi-lo na sua Igreja, através da Congregação.

O Superior Provincial ficou responsável pela presidência em todos os momentos de oração da comunidade durante toda esta semana da sua visita, que contou com vários momentos ao longo da semana.

Momento de conversa pessoal. Ao longo destesdias, cada confrade teve um tempo de conversa pessoal com o Superior Provincial, onde foi possível, de uma forma muito franca e fraterna, avaliar o trabalho pessoal que cada um tem vindo a desenvolver para o bem da comunidade, inseridos no programa da Província.

Momento de oração. Como foi dito em cima, o Superior Provincial presidiu a todos os momentos de oração que a comunidadeteve ao longo da semana. Todos os dias, por volta das 7h00, tivemos a celebração da Eucaristia, feita de forma mais solene com homílias diárias mais alongadas sobre a reflexão de vários temas sobre a vida religiosa. A oração de Vésperas também foi rezada de forma mais solene.

Momento de convívio. Após as refeições, a comunidade reuniu-se na sala comunitária para um breve tempo de convívio fraterno entre todos. No dia 10 de Fevereiro, celebrámos de forma festiva oaniversário do confrade Alexandre Pombo de Gouveia.

Momento de partilha e Eucaristia comunitária. No último dia da visita canónica, por volta das 16h00, realizou-se mais uma sessão do Conselho de Família, que desta vez foi presidido pelo Superior Provincial, que nos fez um balanço da sua visita à nossa comunidade, apontando perspectivas para o futuro próximo da mesma. Por volta das 18h30, deu-se a celebração da Eucaristia comunitária, com a qual se deu por encerrada esta visita canónica.

Agradecemos ao Superior Provincial o cuidado que teve para connosco ao longo da semana, pedindo sobre ele as maiores bênçãos de Deus para que leve a bom termo toas as tarefas que tem em mão no governo da Província.

Nuno Pacheco, scj
 

plugins premium WordPress