Print Friendly, PDF & Email

▬ Por uma vez na história inverteram-se os papéis e em vez de ser o seminário e os seminaristas a visitar coisas, fomos nós os visitados! Na quarta-feira, dia 18, a turma do 12ºD da Escola da APEL, veio conhecer o Colégio Missionário, os seus espaços, a sua história, a sua missão e a sua vida.
Tudo isto vem a propósito do tema escolhido pelos nossos seminaristas do 12º ano para a disciplina de Área Projecto: «APEL-Dehonianos» (cf. apel-dehonianos.blogspot.com), em que eles pretendem estudar e dar a conhecer aos colegas a relação existente entre a Escola da APEL e a nossa Congregação.
A visita foi breve mas proveitosa. A turma teve oportunidade de visitar alguns espaços da casa, começando pela capela, passando pela torre (onde apreciaram a maravilhosa vista), e continuando pelos dormitórios, salas, etc. Houve uma breve exposição de alguns conteúdos acerca do seminário em si, da orgânica da comunidade religiosa que está por detrás dele, e da forma e modo de vida dos seminaristas no Colégio Missionário; e, para terminar, um pequeno lanche.
A professora Gabriela Magalhães, responsável pelo grupo, e também muitos dos colegas dos nossos seminaristas, cuja visita ao seminário foi a primeira de sempre, agradeceu a oportunidade de contactar de perto connosco. Confessando espanto e surpresa perante algo ao mesmo tempo grande de novo mas vivo e acolhedor, como lhe pareceu o seminário.

» Emanuel Vítor, scj