Vocare

Do dia 20 ao dia 22 de dezembro, na casa dehoniana de Betânia, aconteceu a segunda edição do acampamento vocacional ‘Vocare’. Este acampamento contou com a participação de 15 pessoas provenientes de Aveiro e do Porto.

O primeiro dia foi marcado pelo acolhimento caloroso dado aos participantes deste acampamento: preparam-nos um refeitório bem aquecido e um bom jantar. Após este convívio inicial, foi-nos apresentado o ponto de partida deste encontro vocacional: o filme Zootrópolis.

O segundo dia foi um dia muito atarefado. Após a oração da manhã e o pequeno almoço, os nossos jovens tiveram de escolher uma personagem do filme e analisa-la por completo: as suas qualidades e defeitos, possíveis correções na personalidade e finais alternativos para a trama. Às 12h, participaram na Missa presidida pelo Pe. Igor Oliveira. Logo em seguida ao almoço, através de uma dinâmica de interação entre eles, tiveram a oportunidade de conhecerem-se melhor uns aos outros. Às 16h começaram uma caminhada de 5 km até o Mosteiro de São Pedro de Ferreira. Antes do jantar, o Pe. José Domingos fez uma conferência sobre a relação entre a passagem evangélica do cego Bartimeu, o filme Zootrópolis e a vocação como seguimento de Jesus. Após o jantar, todos participaram do jogo do loto.

O terceiro dia foi iniciado com um momento de adoração eucarística. Pela parte da manhã, das 10h30 às 12h, os jovens ficaram responsáveis por prepararem e apresentarem uma peça teatral acerca dos fins alternativos para as suas personagens. Às 12h30, o Pe. José Domingos presidiu à celebração da eucaristia do 4º domingo do advento. Após o almoço com a comunidade de Betânia, os participantes reuniram-se para tirar a foto oficial da segunda edição do acampamento vocacional e para fixar a data e o local do próximo encontro do grupo Vocare.

Luiz Henrique Costa Santos, postulante dehoniano