Voluntários Dehonianos em Moçambique

São muitos os jovens (e também menos jovens…) que aproveitam o tempo de Verão para realizarem experiências de voluntariado e de missão ao serviço dos outros.

Os dehonianos portugueses, através de estruturas adequadas, acolhem várias dessas pessoas com disponibilidade para partilharem com o próximo o seu tempo, as suas capacidades e a sua fé.

Em meados de Julho a Juventude Dehoniana realizou as Férias Missionários, congregando cerca de 40 jovens numa experiência forte de vida em grupo e de missão, na paróquia de Terroso (Póvoa de Varzim).

Em finais de Julho 10 voluntários partiram para Moçambique para um mês (e em alguns casos vários meses) de missão. A ALVD (Associação dos Leigos Voluntários Dehonianos) é um organismo laical ligado à Congregação que coordena estas actividades de voluntariado, desenvolvidas sobretudo em países de missão. De ano para ano são cada vez mais as pessoas que procuram esta associação com a vontade de partirem em missão.

O grupo de voluntários que se foi preparando ao longo deste ano partiu em finais de Julho. Antes da partida, no dia 25 de Julho, reuniram-se em oração e convívio com familiares e amigos no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Uns partiram destinados à diocese de Lichinga, outros para o Molócuè, integrados em Missões onde trabalham um bispo (D. Élio, em Lichinga) e missionários dehonianos (Molócuè). Durante os próximos tempos irão desenvolver actividades nas áreas do ensino, da catequese, da saúde e do apoio social.

Dois sacerdotes dehonianos (Pe. José Manuel e Pe. Leandro) acompanham os voluntários.

Fazemos votos para que tudo decorra pelo melhor e para que seja uma experiência rica e marcante para os voluntários e para os destinatários dasdiversas acções que estão a realizar.

Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress