X Encontro Nacional dos Secretariados da Juventude Dehoniana

MENSAGEM FINAL

Os Secretariados da Juventude Dehoniana estiveram reunidos no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, entre os dias 16 e 18 de Novembro de 2012.

Este encontro teve como principais objectivos: preparar o XVI Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, o Encontro Europeu da Juventude Dehoniana de 2014 e analisar a revisão do Plano da Pastoral Juvenil Dehoniana. Um outro objectivo foi a partilha do andamento dos diversos Centros. Durante esta partilha foram referidos alguns problemas com que os Centros se debatem na sua vivência diária, nomeadamente a necessidade de reestruturação dos Secretariados e de formação.

O Plano referido deu-nos pistas sobre os objectivos concretos da Pastoral Juvenil Dehoniana e os recursos para os atingir adaptando-nos às necessidades diárias dos vários grupos onde estamos inseridos.

Relativamente ao Encontro Europeu a realizar de 3 a 10 de Agosto de 2014, sugeriu-se que fosse subordinado ao tema da "paz" em memória do centenário da Primeira Guerra Mundial, à luz da nossa espiritualidade na dimensão da reconciliação. Lançou-se uma chuva de ideias, onde se propôs a visita a alguns locais emblemáticos do nosso país como Sintra, Lisboa, Porto, Coimbra e Fátima. Para além da parte de partilha, formação e celebração, queremos também presentear os participantes com o nosso fado e as nossas belas praias. Mas o céu abriu rapidamente e a chuva foi breve!

No atinente ao XVI Encontro Nacional ficou delineada a programação com atribuição das respectivas tarefas aos vários Centros e o regulamento do Festival da Canção.

Fomentou-se a unidade dos Secretariados dos vários Centros, com algumas iniciativas concretas, nomeadamente como a próxima caminhada de Advento, "#re.para", e a elaboração de uma plataforma de endereços electrónicos e um pacote gráfico.

Contagiados pelo espírito de "Acreditar mais" que vive em cada um de nós, fazemos votos que todos os Centros (Açores, Algarve, Coimbra, Madeira, Lisboa e Porto) se sintam parte deste desafio que é crescer na Fé ao estilo Dehoniano.

Alfragide, 18 de novembro de 2012

Os participantes

plugins premium WordPress