Print Friendly, PDF & Email

▬ Realizou-se em Fátima, de 16 a 18 de Abril, o XIII Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, que congregou 220 vindos dos Açores, de Coimbra, de Lisboa, da Madeira, do Porto e da Espanha.

Sexta-feira, dia 16
Os Jovens foram chegando atrasados pelo mau tempo e sendo acolhidos. A noite foi dedicada às apresentações e à oração na noite que incluiu uma encenação sobre o tema do ano: “na senda de Dehon, despertar a solidariedade”.

Sábado, dia 17
A caminhada, sob alguma chuva, alguns pontos de significativos de Fátima e Aljustrel que apontam para a solidariedade de Deus, das personagens desta terra e da sua mensagem, despertou-nos para o caminhar da nossa vida como o lugar da realização do valor deste ano, na senda de Dehon. Terminámos a caminhada na Casa do Bom Samaritano, das Irmãs Franciscanas da Divina Providência, com a celebração da eucaristia.
À noite partilharam-se as vivências da caminhada e realizaram-se os ensaios do Festival de Encenações.

Domingo, dia 18
De manhã celebrámos festivamente a eucaristia. À tarde, com muita animação, fez-se o Festival de Encenações. Além do maior troféu que todos receberam, que foi o de participarem e partilharem o seu modo de sentir e viver a Solidariedade, alguns grupos viram os seus trabalhos destacados pelo júri:
Melhor Mensagem: Outurela, Lisboa.
Melhor Banda Sonora: Sobrado, Porto.
Melhor Coreografia: Póvoa de Santa Iria, Lisboa.
Encenação Vencedora: Camacha, Madeira.

Com a mensagem final e em clima de festa despedimo-nos até ao XIV encontro que será em Alfragide, de 6 a 8 de Maio de 2011.

» Paulo Vieira, scj

 ———-

MENSAGEM FINAL
“Na senda de Dehon, despertar a solidariedade”

▬ O XIII Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, de 16 a 18 de Abril de 2010, em Fátima, congregou jovens vindos dos Açores, de Coimbra, de Lisboa, da Madeira, do Porto e da Espanha.
Na alegria, no convívio e na oração, celebrámos a nossa caminhada deste ano partilhando a reflexão e a vivência de cada centro, segundo o tema anual: “na senda de Dehon, despertar a solidariedade”.
Na caminhada, abençoada por alguma chuva, reflectimos sobre o valor da solidariedade na bíblia na vida das personagens de Fátima, na do Padre Dehon e na nossa. Terminámos a caminhada na Casa do Bom Samaritano, onde testemunhámos a acção concreta das irmãs Franciscanas da Divina Providência e onde celebrámos a Eucaristia, como ponto de chegada e de partida de toda a acção solidária.
No Festival de Encenações exprimimos o nosso modo de ver, sentir e praticar a solidariedade, inspirados pelo Padre Dehon e pela sociedade de hoje. Queremos, de facto, despertar para a solidariedade concreta nos nossos ambientes diários e também noutros, nomeadamente no voluntariado missionário.
No próximo ano, centrar-nos-emos no valor da COMUNHÃO ECLESIAL, que nos guiará até ao XIV Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, no Seminário de Alfragide, de 6 a 8 de Maio de 2011. Nesse encontro teremos festival de canções, com o tema “na senda de Dehon, fazer experiência de Comunhão Eclesial”.

Fátima, 18 de Abril de 2010.

» Os Participantes