XXIII Capítulo Geral SCJ: Crónica de 18 de Maio

O XXIII Capítulo Geral da Congregação começou em Roma, sob o tema “Misericordiosos, em comunidade, com os pobres”. Chegámos dos mais variados cantos do mundo: somos mais de uma centena, entre Governo Geral, Provinciais, delegados, convidados, especialistas e staff. Foi um calor intenso que nos acolheu aqui ao longo do dia de ontem, 17 de maio.

À noite já todos tínhamos respondido à chamada, quando nos juntámos para rezar vésperas e para o jantar festivo, feito com os sabores e iguarias dos diferentes continentes. A festa foi rija, numa Babel de línguas, mas na comunhão de ideais e na partilha fraterna.

Hoje, dia 18 de maio, tivemos um dia de retiro, de reflexão e de invocação do Espírito Santo, acreditando ser Ele o guia por excelência dos nossos trabalhos. A reflexão foi orientada pelo nosso confrade da Venezuela, P. Carlos Luis, à volta do capítulo 24 do evangelho de São Lucas e do capítulo 19 do evangelho de São João. Ao fim da tarde vivemos a Eucaristia solene de abertura do Capítulo, presidida pelo Superior Geral, Pe. José Ornelas Carvalho.

A comunidade portuguesa esteve em particular destaque neste dia: o Pe. Pedro Coutinho celebrou o seu aniversário natalício e o Pe. Fernando Fonseca despediu-se da comunidade de Roma, depois de 5 anos de intenso e muito apreciado trabalho. Celebrámos condignamente as efemérides, com brindes, sabores e discursos que a ocasião recomendava.

José Agostinho F. Sousa, scj

plugins premium WordPress