A fazer fé na sondagem que tinha sido feita e que ia sendo comentada nos corredores, o dia tinha tudo para ser de fortes emoções e novidades importantes para o futuro próximo da Congregação. Não defraudou as expectativas!
O dia começou com mais uma sondagem para ver que nomes surgiriam como mais fortes candidatos à eleição de Superior Geral. A sondagem foi esmagadora: uma enorme maioria indicou o nome do Pe. Heiner Wilmer, Superior Provincial da Alemanha. E foi com estes números da sondagem que fomos para a igreja da comunidade. Não, não ficámos na sala a discutir programas eleitorais ou de governo, muito menos a dizer coisas menos agradáveis a quem não estivesse de acordo com as nossas ideias, como costuma acontecer nos debates políticos. Fomos rezar, fomos falar com Deus, pedindo que fosse Ele a inspirar a melhor escolha para a Congregação e a Igreja.
O regresso dessa hora de adoração trouxe resultados ainda mais claros: os 78 capitulares com direito a voto decidiram logo à primeira votação – 66/78 – que o novo Superior Geral da Congregação será o Pe. Heiner Wilmer. O ambiente que se viveu na sala é muito difícil de descrever, talvez as fotos do Pe. Zeferino posam ilustrar melhor. As palmas irromperam mesmo antes de o processo chegar ao fim e de o eleito confirmar a disponibilidade para a missão que lhe era confiada. Finalmente o ainda Superior Geral e presidente do Capítulo, Pe. José Ornelas, conseguiu perguntar, ao que o Pe. Heiner respondeu positivamente. Então a festa foi total: as palmas pareciam infindáveis, cantou-se “magnificat”, o recém-eleito usou da palavra, mas a emoção embargou-lhe a voz, confirmando assim que um alemão também chora e se emociona. Seguiu-se a longa sessão de cumprimentos e já não fizemos mais nada no resto da manhã, apenas continuámos a viver o tom de festa, que se prolongou ao almoço e recreio.
De tarde houve um pouco mais do mesmo, não tão exuberante, porque isto de eleger um Conselheiro não é exactamente o mesmo que eleger um Superior Geral. Mas foi igualmente tudo muito rápido, a eleição foi à primeira, 54/78, muito acima da maioria absoluta exigida. Ficava assim eleito o primeiro dos Conselheiros, o Pe. Léopold Mfouakouet, até agora Superior Provincial dos Camarões. Há mais dois dias para finalizar a constituição do Conselho. É possível que os consensos comecem a ser menos evidentes.
Não só de eleições viveu o dia. Pelo meio houve a apresentação de duas áreas geográficas: a Europa e a América Latina. O maior destaque vai para o facto de a Europa ter sido apresentada pelo nosso Pe. Zeferino. Foi uma detalhada e bem estruturada apresentação da realidade europeia da Congregação, com as suas dificuldades e esperanças.
José Agostinho F. Sousa, scj