XXIII Capítulo Geral SCJ: Crónica de 22 de Maio

Os motores começam a aquecer! Uma das principais competências dum Capítulo Geral é a escolha do novo Governo Geral. O dia foi passado à volta disso: discussão sobre o perfil mais adequado para Superior Geral e Conselheiros, forma de organizar a futura Administração Geral…

O Superior Geral e os seus Conselheiros usaram da palavra para apresentar os prós e contras da organização do Governo Geral nos últimos seis anos. Isso ajudou os grupos, primeiro por áreas geográficas e depois mistos, conseguissem encontrar os critérios mais adequados para escolher as pessoas que devem conduzir os destinos da Congregação nos próximos anos.

Como se aproximam os tempos fortes de eleições, foi necessário voltar a testar o sistema electrónico de votação, recentemente adquirido. Nesse processo não entram os convidados e staff, de maneira que todos os que estavam nessa categoria foram convidados a deixar os seus lugares, não fossem ter a tentação de premir indevidamente os botões que decidem. Estando o autor destas linhas distraído com outras ocupações, teve que ser publicamente ser alertado pelo Superior Geral que era tempo de abandonar a sala! Tudo ficou assim preparado para que se procedesse a votações segundo as normas. O sistema funcionou, como voltaria a funcionar quando os capitulares foram chamados a escolher o número de conselheiros que devem fazer parte da próxima Administração Geral. O Capítulo decidiu que serão cinco Conselheiros a constituir o próximo Conselho Geral.

O dia de trabalho terminou com uma sondagem aos capitulares sobre os nomes para Superior Geral e Conselheiros. Já há nomes, mas são para manter em segredo. Servirão certamente de orientação para as eleições a sério que começam na próxima segunda-feira.

O fim-de-semana será de reflexão. Certamente que a Solenidade de Pentecostes que celebraremos no Domingo em muito ajudará os capitulares a fazer as melhores escolhas para o futuro próximo da Congregação.  

Até segunda-feira à noite, muito provavelmente já com Superior Geral eleito.

José Agostinho F. Sousa, scj

plugins premium WordPress