XXIII Capítulo Geral SCJ: Crónica de 26 de Maio. Para lá dos votos…

 

 Há Capítulo para lá das eleições e votações!

O dia começou, como de costume, com um tempo de adoração, desta vez presidida pelo Pe. Zeferino.

Havia uma grande expectativa em relação aos restantes Conselheiros que faltava ainda eleger, mas o dia começou com outros temas de interesse. O Postulador Geral, Pe. José Carlos Briñón, apresentou o seu trabalho e o estado da situação das diferentes causas que ele segue, seja as da Congregação como algumas outras que também lhe estão confiadas. Ficámos todos a saber que é um trabalho longo, de muita paciência, de muitas páginas lidas e escritas e de muitas fases. Foi-nos pedida oração e divulgação das causas.

O segundo assunto apresentado foi o Centro de Estudos Dehonianos. O Director do Centro, Pe. Stefan Tertünte, apresentou o muito que se fez e que se faz, sobretudo para tornar acessíveis a todos os escritos do Padre Dehon. Na referência aos que têm passado pelo Centro de Estudos, houve um destaque especial dado ao Pe. Rafael Costa, que tantos anos da sua vida dedicou à causa e que agora tem previsto o regresso a Portugal.

Mas claro que o “prato forte” do dia era mesmo a escolha dos Conselheiros que faltavam para formar o novo Governo Geral. Voltámos às eleições! Um após outro, os 4 Conselheiros que faltavam foram sendo eleitos, uns logo à primeira, outros à segunda ou à terceira. A cada eleição havia festa, cantava-se o Magnificat e havia sessão de cumprimentos ao respectivo eleito.

A meio da tarde estava constituído o novo Governo Geral:

– Superior Geral: Pe. Heiner Wilmer (Alemanha)

– Conselheiros Gerais:

Pe. Léopold Mfouakouet (Camarões)

Pe. Paulus Sugino (Indonésia)

Pe. Artur Sanecki (Polónia)

Pe. Carlos Enrique (Venezuela)

Pe. Stephen Huffstetter (EUA).

Na última sessão da tarde tivemos a apresentação das duas áreas continentais que faltava conhecer: África e Ásia. As realidades apresentadas deixam grande esperança em relação ao futuro, dada a juventude da Congregação nesses continentes, sobretudo a Ásia.

A actividade do dia terminou, como habitualmente, à volta do altar, para celebrarmos a Missa. Desta vez foi em inglês, presidida pelo novo Conselheiro Geral, Pe. Stephen Huffstetter. Ah, entre os concelebrantes com direito a estar no altar-mor esteve desta vez o Pe. Pedro Coutinho.

Ao longo do dia chegaram alguns ilustres convidados: à hora do almoço juntou-se a nós a Grace Escobia, que veio das Filipinas em representação da Família Dehoniana. À hora do jantar chegaram o Pe. Arildo Ferrari, missionário no Paraguai, e D. Claudio Dalla Zuanna, antigo Conselheiro e Vigário do Superior Geral, actual Arcebispo da Diocese da Beira, Moçambique.

À noite parece que ainda houve uma primeira reunião conjunta do Conselho cessante e do Conselho eleito; mas isso não são assuntos para o comum dos capitulares. Anunciado que estava o horário livre na manhã seguinte, muitos fomos os que aproveitámos para fazer uma caminhada pelas ruas de Roma.

 

José Agostinho F. Sousa, scj

plugins premium WordPress