Print Friendly, PDF & Email

Foi no último domingo de Abril, o II da Páscoa, que os antigos alunos do Seminário Missionário Pe. Dehon situado na Portelinha em Rio Tinto, se juntaram para reviver os momentos que mais os marcaram aquando da sua passagem por esta casa do Senhor, e já lá vão muitos anos…!

Como recordar é viver nós começamos o dia pelas 10 horas com o acolhimento que foi feito à entrada do refeitório, onde se podiam ver expostos quadros com fotografias dos vários anos dos alunos seminaristas e seus superiores que foram passando por este Seminário. Pelas 12 horas fomos para a Capela onde se celebrou a Eucaristia. Presidiu à celebração o Pe. Loureiro na qualidade de superior da casa e concelebrou o Pe. Domingos, acompanhados por acólitos que são antigos alunos.

A Eucaristia foi animada pelo Carvalho no órgão e pelo Babo que ensaiou e orientou a assembleia litúrgica com os cânticos. No início foram lembrados todos os nomes dos superiores e antigos alunos já falecidos. Fez-se ofertório solene nesta missa e o valor das ofertas foi entregue aos Voluntários para ajudar no projeto que estão a preparar e irão implementar em Angola.

O Seminário e a Associação dos Antigos Alunos estão a preparar um contentor com material diverso de apoio à missão onde se encontram padres Dehonianos e que vai ser enviado para Angola/Luena, via marítima, e irá contar com uma equipa de voluntários que se irão deslocar a Angola brevemente.

Depois da missa, foi o convívio no refeitório onde não faltou a “Feijoada à Brasileira” á moda do Armindo e esposa. O almoço foi partilhado entre todos os presentes cerca de 30 antigos alunos com familiares e amigos á mistura que seriam cerca de meia centena de pessoas, poderiam ser mais… mas foi bom e fez-se a festa com os que vieram.

Após o almoço, seguiu-se na Sala de Teatro a Assembleia Geral da Associação dos Antigos Alunos do Seminário Pe Dehon.

Pelas 16h30 iniciaram-se os jogos tradicionais, houve futebol (resultado 9-4, ganharam os melhores) e também se jogou à malha. Após o jogo de futebol os atletas foram a banhos, seguindo-se um lanche o “ataque às sobras do almoço” que terminou com momentos de alegria e boa disposição entre todos os participantes.

Neste encontro estiveram presentes cerca de cinquenta antigos alunos e da parte dos superiores marcaram presença também o Pe. Loureiro (superior da casa); Pe. Andrade; Pe. Carrara; Pe. Gil, Pe. Garrido; Pe. Antonino; Pe. Domingos; Pe. Pedro; Pe. Juan e o irmão Camacho.

A família Dehoniana estará em Fátima, dia 2 de Junho, na sua Peregrinação anual ao Santuário mariano da Cova da Iria. Os Antigos Alunos (alguns 20) irão de bicicleta desde o Seminário de Rio Tinto até Fátima com partida no dia 1 de Junho, será a VI Peregrinação a Fátima de bicicleta organizada pelos antigos alunos. No domingo dia 2 todos se irão juntar em Fátima, os que forem de bicicleta e os que vão nos autocarros que sairão do Seminário, onde ainda se podem inscrever os que desejarem participar nesta peregrinação Dehoniana.

O próximo encontro anual dos Antigos Alunos será a 26 de Abril de 2020.

A Associação dos Antigos Alunos agradece a todos os que participaram neste encontro anual e lembra que haverá um “Churrasco” no Seminário dia 16 de Junho para o qual se deverão depois inscrever e tragam sempre mais um amigo ou antigo colega de Seminário.

Sejamos fiéis aos ideais do nosso fundador, o Pe. Dehon que nos pede para sermos profetas do amor e servidores da reconciliação dos homens e do mundo em Cristo.

Bem hajam a todos e boas férias.

Pela Associação dos Antigos Alunos

Manuel Freitas

 

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank