Print Friendly, PDF & Email

É com muita alegria e profunda gratidão ao Senhor que partilhamos estes dois momentos especiais na vida da nossa Província: no Domingo, dia 8 de Julho, às 16h00, o nosso Confrade Diácono Pedro Manuel Gomes de Sousa será ordenado presbítero por D. Manuel Linda, bispo do Porto, na Sé da mesma Diocese e Cidade; no último Domingo do mês, dia 29 de Julho, terá lugar a celebração da tradicional Missa Nova, na Paróquia de São Tiago de Carvalhosa, Paços de Ferreira, à mesma hora.

 O momento de convívio e de ação de graças pela Ordenação será no Seminário Missionário Padre Dehon, imediatamente a seguir à celebração litúrgica. Com o Pedro Sousa serão ordenados mais 3 presbíteros e 1 diácono, candidato ao presbiterado. Louvamos o Senhor por mais este dom que Ele concede à nossa Província e também pelo dom dos outros presbíteros e diácono.

 

PEDRO MANUEL GOMES DE SOUSA

Filho de Carlos Manuel Ferreira Alves de Sousa e Maria Amélia Gomes da Silva, nasceu a 8 de Dezembro de 1990, na Freguesia de Carvalhosa, Concelho de Paços de Ferreira, Distrito do Porto.

Foi batizado a 25 de Dezembro de 1990, na Paróquia de São Tiago de Carvalhosa, Vigararia de Paços de Ferreira, Diocese do Porto.

Foi crismado a 27 de Maio de 2007, na Paróquia da Sé Nova de Coimbra.

Frequentou o Seminário Missionário Padre Dehon de 2002 a 2005, completando o 3º Ciclo do Ensino Básico. Prosseguiu a sua formação no Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra, onde residiu de 2005 a 2008.

Iniciou o ano de Noviciado, na Casa Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro, a 20 de Agosto de 2008, realizando a sua Profissão Religiosa a 13 de Setembro do ano seguinte, na Igreja Paroquial de Santo André de Esgueira, na Diocese de Aveiro.

Residindo no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, frequentou o Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, tendo concluído a lecionação em Julho de 2016.

De 2012 a 2014, fez o seu Estágio de Vida Religiosa na Comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon, em Rio Tinto.

A 10 de Setembro de 2016, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, fez a sua Profissão Perpétua.

Foi instituído no Ministério dos Leitores a 15 de Janeiro de 2017, no Centro Dehoniano, no Porto, e no Ministério dos Acólitos a 8 de Maio do mesmo ano, na Paróquia de Nossa Senhora da Boavista, no Porto.

Frequentou o Ano Pastoral no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, Diocese do Porto, e na Universidade Católica Portuguesa, Porto, tendo já concluída e defendida a sua Dissertação final do Mestrado Integrado em Teologia.

Foi ordenado Diácono por D. António Maria Bessa Taipa a 03 de Fevereiro de 2018, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boavista, Porto.

Foi admitido à Ordenação Presbiteral pelo Superior Provincial, Padre José Agostinho de Figueiredo Sousa, com o consentimento do seu Conselho, na sessão 527ª do Conselho Provincial, a 04 e 05 de Junho de 2018, em Fátima.