XII Capítulo Provincial – Crónica do dia 24 de Novembro

A Província Portuguesa do Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), reunida em Alfragide, iniciou o seu XII Capítulo Provincial, sob o tema: “Comunidades fraternas abertas aos apelos do mundo”.

O primeiro dia começou com a celebração da missa votiva ao Espírito Santo, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo.

Seguiu-se a sessão de abertura em que tomaram a palavra: o Superior Provincial; o Pe. Cláudio Weber, Conselheiro Geral; o Pe. José Luis Munilla, Superior Provincial da Província Espanhola; o Pe. Manuel Domingos, Superior Distrital de Angola; e o Pe. Álvaro Gaspar, representante dos missionários de Região de Madagáscar.

Após a verificação do “ius sedendi” dos capitulares, trataram-se dos aspetos formais e práticos para a eleição dos escrutinadores, dos secretários, dos moderadores e da comissão de liturgia.

Durante a tarde os trabalhos foram dedicados ao Relatório do Superior Provincial sobre a vida e missão da Província, sendo depois sujeito à apreciação dos capitulares em sede de trabalho de grupos. Trata-se de um extenso relatório que descreve, de forma minuciosa, a vida da Província no último sexénio. Seguiu-se o plenário com a partilha dos grupos, na voz dos seus secretários, em que o Superior Provincial pôde, depois, responder às diversas solicitações apresentadas. No final o Relatório foi votado e aprovado pela assembleia capitular.

Este primeiro dia culminou com a adoração e oração de vésperas.

Paulo Coelho, scj

 

plugins premium WordPress