XII Capítulo Provincial – Crónica do dia 25 de Novembro

Iniciámos a manhã com a oração de laudes presidida pelo Pe. Manuel Chícharo. Pelas 09h00 recomeçámos os trabalhos deste segundo dia do Capítulo, substancialmente dedicado à apresentação, análise, debate e votação do Relatório do Ecónomo Provincial, Pe. António Correia, referente ao sexénio de 2008-2014.

A Eucaristia, ao final da manhã, foi presidida pelo Pe. Domingos Pestana, Superior do Distrito de Angola.

Após o almoço, os padres capitulares, a convite do Pe. José Manuel, puderam visitar as obras da futura igreja de Outurela, lugar onde, há tantos anos, os padres Dehonianos desempenham a sua ação pastoral.

A sessão da tarde abriu com a reflexão do Pe. Cláudio Weber, Conselheiro Geral. O tema apresentado, “Misericordiosos, em comunidade, com os pobres”, será objeto do próximo Capítulo Geral, a realizar-se em Roma, de 17 de maio a 06 de junho de 2015.

Seguiram-se os trabalhos de grupo com o exame e a discussão dos primeiros números doInstrumentum Laboris, referente às questões da “identidade”, “objetivos” e “instrumentos” do nosso estilo de vida dehoniano na Igreja.

No final do plenário foi ainda apresentada à assembleia uma proposta de alteração do Diretório Provincial, no que concerne ao processo de nomeação dos “Conselheiros Provinciais”.

Encerrámos o dia com a adoração e a oração de vésperas com a Comunidade do Seminário de Alfragide.

 

Padres Alexandre Santos, scj

Paulo Coelho, scj

plugins premium WordPress