Angola: Ordenação Sacerdotal de João Bartolomeu Mateus José

“Tu és sacerdote para todo o sempre, conforme a ordem de Melquisedeque”. Hb, 5,6

Este Domingo a Igreja celebrou o 5º Domingo do tempo comum, dia em que a liturgia nos apresenta o sermão das bem-aventuranças.

As leituras do dia convergem para o chamado a justiça, que convida os fiéis a serem sal da terra e luz do mundo.

A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus ganhou o seu primeiro Sacerdote angolano, trata-se do diácono João Bartolomeu Mateus José.

Estiveram presentes todos os missionários Dehonianos que trabalham em Angola, testemunhando assim a ordenação sacerdotal do Padre Bartolomeu.

A missa de ordenação aconteceu na manhã do domingo dia 5 de fevereiro de 2017 na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Diocese de Viana – Angola, sob presidência de Dom Joaquim Ferreira Lopes, ladeada pelos missionários Dehonianos e Sacerdotes diocesanos.

Dom Joaquim referiu ainda que acompanhou desde sempre o percurso do Bartolomeu desde a sua chegada a esta Diocese de Viana (2007), recebendo das suas mãos a Ordenação diaconal e agora presbiteral.

Na sua homilia Dom Joaquim ferreira Lopes começou por dizer que o sacerdote é o segundo Cristo por receber dele o seu código genético.

Por outro lado, pediu ao recém ordenado a ser um bom pastor segundo coração de Jesus. Um sacerdote do coração para o coração. Herança recebida do nosso fundador Padre Leão Dehon.

Dom Joaquim Ferreira Lopes apelou ao povo de Deus a Serem sal da terra e luz do mundo.

O perdido da tarde foi de convívio fraterno entre os missionários Dehonianos com os amigos e a família do neo-sacerdote Padre João Bartolomeu.

Agradecemos todos os benfeitores que ao longo dos 13 anos nos tem ajudado a formar os seminaristas de angola em Sacerdotes do Coração de Jesus. Benfeitores de Portugal, Itália, Moçambique, Camarões e de toda a congregação um bem-haja pela vossa presença sempre amiga e pela vossa generosidade.

Continuai a rezar por esta missão, que deste lado continuaremos a rezar por vós. Que o Coração de Jesus derrame sobre todos vós as suas bênçãos.

 

Domingos Pestana, scj
Superior Distrital
07.02.2017

 

[FAG id=9177]

 

plugins premium WordPress