Print Friendly, PDF & Email

“Chamados à missão entre os jovens. Desafios pastorais”

De 5 a 7 de Fevereiro de 2018, realizou-se no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, Lisboa, a XIX Assembleia dos Párocos Dehonianos. Participaram 37 religiosos scj, na sua maioria empenhados pastoralmente em paróquias, capelanias ou movimentos vindos das mais diversas proveniências (dioceses do Algarve, Angra do Heroísmo, Aveiro, Coimbra, Funchal, Lisboa e Porto). Num ambiente familiar e fraterno, reflectimos sobre o tema “Chamados à missão entre os jovens e os seus desafios pastorais”.

Partindo da carta que o Papa Francisco dirigiu aos jovens ao convocar, para Outubro de 2018, o Sínodo dos Bispos sobre “Os Jovens, a Fé e o Discernimento vocacional”, debruçámo-nos sobre as interpelações que os jovens de hoje são para a Igreja, as suas esperanças, os seus medos e o que eles esperam de nós.

D. Manuel Linda, bispo das Forças Armadas, abriu a Assembleia apresentando-nos algumas coordenadas de leitura para o nosso mundo juvenil: pôr-se à escuta da realidade; discernir à luz da fé; encontrar as consequentes opções pastorais para ir ao encontro da juventude. Face ao mundo da revolução tecnológica marcado pelo individualismo e relativismo, pelo consumo e pela indiferença, D. Manuel propôs que experimentemos novos caminhos com a vivência do mistério da vida, colocando a caridade no centro, aceitando a hermenêutica da gradualidade e construindo mais comunidade onde se ouse fazer a primeira evangelização.

Face a uma nova realidade sociológica onde o trabalho não é para sempre, os valores parecem líquidos e efémeros, o lugar onde se vive já não é definitivo, o sentido de pertença tende a diluir-se, em que tudo parece volátil e até as pessoas se descartam, sentimos que este horizonte apresenta-nos contínuas oportunidades para irmos ao encontro das novas gerações, desde sempre irreverentes, mas sensíveis à radicalidade do Evangelho.

A ousadia do anúncio do Evangelho deve levar-nos, como religiosos, a sermos mais autênticos, alegres e generosos no testemunho pessoal. Constatamos que a vida religiosa é sedutora naquilo que ela tem de mais genuíno: a oração, a vida fraterna em comunidade, a partilha de vida. Deus continua a chamar e quem o escuta busca este essencial.

Herdeiros da tradição do Pe. Dehon e da nossa Província, fomos confrontados com realidades específicas do nosso trabalho tão diversificado e criativo, em tantas iniciativas e realizações, trabalho esse que requer de nós apreço pelos intervenientes e investimento na formação de novos protagonistas. Estas vivências levam-nos a acreditar no futuro com novo esforço e novo alento.

As paróquias que servimos, laboratórios deste anúncio, são portanto oportunidades constantes para a partilha do fascínio do seguimento de Jesus.

Sejamos audazes e coerentes com o nosso testemunho alegre e feliz junto da juventude que servimos.

A XX Assembleia de Párocos Dehonianos deve realizar-se de 25 a 27 de Fevereiro de 2019, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.

Alfragide, 7 de Fevereiro de 2018

 

 

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank