Dehonianos em Capítulo Provincial

De 24 a 28 de novembro decorre em Alfragide, no Seminário Nossa Senhora de Fátima o XII Capítulo Provincial da província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

O Capítulo Provincial é a assembleia representativa de todos os religiosos da Província e funciona como órgão extraordinário e colegial de governo. Reúne ordinariamente de três em três anos para apreciar a atividade da Província, refletir e tomar as decisões achadas por convenientes e, para eleger os delegados ao Capítulo Geral da Congregação que terá lugar em Roma durante o mês de maio de 2015.

O lema para o XII Capítulo Provincial é: “ Comunidades Fraternas abertas aos apelos do mundo”. Foi a partir deste lema que uma Comissão Preparatória do XII Capítulo Provincial elaborou o questionário dirigido a todas as Comunidades Religiosas com vista à preparação do ‘Instrumentum laboris’ que permitirá aos Capitulares eleitos preparar-se para os trabalhos do Capítulo Provincial.

Neste Capítulo que terá início na próxima segunda feira, dia 24, participarão 31 elementos assim distribuídos: 9 membros de direito (Superior Provincial, 4 Conselheiros Provinciais, o Secretário Provincial, o Ecónomo Provincial, o Mestre de Noviços e o Superior do Seminário Nossa Senhora de Fátima); 17 Delegados eleitos pelas várias Comunidades Religiosas e 5 Convidados (Pe. Cláudio Weber, Conselheiro Geral, P. José Luis Munilla Martinez, Superior Provincial de Espanha, Pe. Jesús Valdezate Soto, da Província de Espanha, Pe. Álvaro Gaspar Rodrigues, representante missionários portugueses em Madagáscar e o Pe. Manuel Domingos Nunes Pestana, superior do Distrito de Angola).

 

Tiago do Espírito Santo, scj

plugins premium WordPress