eis o messias – preparar o natal – 24 de dezembro

Animador – O Salvador já está perto das nossas portas. Apressemo-nos em preparar-lhe um lugar no nosso coração, pedindo perdão a Deus de todo e qualquer pecado.

(breve momento de silêncio)

Animador – Purifica, Senhor, os lábios e o coração daqueles que anunciam a tua Palavra e deste povo cristão que a escuta.

Todos – Não permitas, Senhor, que ouçamos a tua Palavra sem a viver, que a conheçamos sem a querer.

Animador – O Messias, invocado pela humanidade está próximo. Já se ouvem os passos da Virgem Maria até Belém. A espera dos homens é satisfeita. Em Jesus encontram consolo os aflitos esperança os desalentados, riqueza os pobres e fortaleza os débeis porque Ele une céu e terra, restabelece a harmonia da criação, faz presente a nova criação.

Leitura (Is 66,1-3)
Leitor – Eis o que diz o Senhor: "O céu é o meu trono e a terra o estrado dos meus pés. Que templo podereis construir-me, ou que lugar para Eu repousar? Tudo quanto existe é obra das minhas mãos, e tudo me pertence – oráculo do Senhor. É nos humildes de coração contrito que os meus olhos se fixam, pois escutam a minha palavra com respeito. Há quem imole um touro, mas é também capaz de matar um homem; há quem sacrifique um cordeiro, mas é capaz de degolar um cão; há quem apresente uma oferta de farinha, mas é capaz de apresentar também sangue de porco; há quem ofereça incenso a Deus, mas honra também os ídolos. Para os que escolhem seguir tais caminhos e se deleitam em abominações,

(acende-se a sétima vela)

Animador – A noite profunda acabará,
um grande fulgor aparecerá.

(breve momento de silêncio)

Animador – Em Jesus cumpre-se a profecia de Isaías. A luz, acesa em Belém, ficará oculta trinta anos, mas depois sairá pelas ruas e praças da Palestina. Na sinagoga, Jesus, com uma grande clarividência, revela ser Filho de Deus. Acaba então a história da promessa e inicia-se a da nova aliança, realizada em Jesus Cristo.

Leitura (Lc 4,16-21)
Leitor – Veio a Nazaré, onde tinha sido educado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor". Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: "Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir".

(momento de reflexão e partilha)

Todos – Faz, Senhor, que compreendamos como é fecunda de graças a tua Palavra, como é pequeno o que é terreno, como é grande o que é divino, quanto é incerto o que é temporal, quanto é seguro o que é eterno. Amén.

Animador – Elevemos, com um coração de fé, a nossa oração a Deus para que nos ajude a celebrar um Natal rico em graças e paz.
Todos – Escuta-nos, Senhor.

Leitor – Que haja para todos os homens um pouco de alegria…
Todos – Escuta-nos, Senhor.
Leitor – Que todos os homens façam as pazes conTigo…
Todos – Escuta-nos, Senhor.
Leitor – Que os aflitos sejam consolados…
Todos – Escuta-nos, Senhor.
Leitor – Que aos pobres sejam asseguradas
a justiça e solidariedade…
Todos – Escuta-nos, Senhor.
Leitor – Que o mundo fale de união e paz…
Todos – Escuta-nos, Senhor.
Leitor – Que as nossas famílias
e a nossa comunidade se consagrem ao Teu Amor…
Todos – Escuta-nos, Senhor.
Leitor – Que o nosso coração se converta diante do teu berço…
Todos – Escuta-nos, Senhor.

Animador – Agradecemos ao Pai que nos enviou o Seu Filho e com alegria rezamos a oração que Jesus nos ensinou:

Todos – Pai-nosso…

Animador – Tu és necessário, Jesus, o irmão mais velho, para reencontrar o verdadeiro motivo da Tua fraternidade com todos os homens, os fundamentos da justiça, os tesouros da caridade, o bem supremo da paz.

Todos – Tu és necessário, Cristo Senhor, Deus connosco, para nos ensinar o amor verdadeiro e fazer caminhar na alegria e na força da Tua caridade, até ao encontro querido e ansiado contigo por todos os séculos. Vem, Senhor Jesus! Amén! Aleluia!

plugins premium WordPress