Governo Geral: Beatificação do Pe. Dehon a 24 de Abril de 2005

 

Roma, 29 de Dezembro de 2004

Aos membros da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus
Aos membros da Família Dehoniana,

 

Caros Irmãos e Irmãs,

Hoje, dia 29 de Dezembro de 2004, recebemos a informação da Santa Sé que o Santo Padre João Paulo II proclamará Beato o Venerável Padre Leão Dehon, Fundador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, a 24 de Abril de 2005, durante a celebração eucarística na Praça de São Pedro.
Estes últimos meses, antes da beatificação, são muito importantes para a Congregação SCJ e para toda a Família Dehoniana. A Igreja confirmou a nossa escolha de Vida Religiosa, reconhecendo o carisma dehoniano como um dom do Espírito, aceitando primeiro as Constituições da Congregação SCJ e de outros Institutos que se inspiram na mesma espiritualidade e que acolhem e encorajam tantos grupos de leigos em todo o mundo. Agora, receberemos um dom muito significativo: a beatificação do nosso Fundador. Procuremos acolhê-lo com grande disponibilidade espiritual e a preparação adequada.
Como Família Dehoniana, temos no Padre Dehon um pai e um guia espiritual. Temos um modo comum de nos aproximarmos do mistério de Cristo a partir da perspectiva do seu Coração aberto sobre a cruz, disponível e solidário, filial e profundamente humano. Vivemos unidos à sua oblação reparadora, como inserção num mundo marcado pelo pecado e necessitado de salvação, e condividimos a missão de construir o seu Reino de amor nas almas e na sociedade.
Este acontecimento convida-nos a encontrar espaços comuns de partilha da oração e da nossa vida de fé, de reflexão e de formação à volta do património comum, mas impele-nos também para um novo empenho no serviço eclesial, social e missionário, segundo o exemplo do nosso Fundador. Aprofundar e fazer conhecer a vida e a obra do Padre Dehon, como modelo de abertura ao desígnio de Deus e de serviço na transformação do mundo à luz do Evangelho, é o melhor modo de preparar a celebração da beatificação.
Procuremos preparar, de modo especial, a “Jornada Dehoniana” de 14 de Março de 2005. Que esta celebração nos encontre unidos na oração para pedir ao Senhor que continue a suscitar na Igreja homens e mulheres capazes de viver, até à heroicidade, o carisma que nos foi oferecido através do Padre Dehon.
Certamente não poderemos todos estar presentes em Roma para a beatificação. Esperamos que todos se possam fazer representar, mas, muito mais importante é que a celebração na Praça de S. Pedro possa ressoar em tantas outras celebrações em todas as partes da Congregação, como jornada de agradecimento a Deus pelo dom do Padre Dehon e de empenho na promoção do seu carisma, que se faz serviço à Igreja e à Sociedade.
Vivendo juntos este acontecimento que a todos une e que nos desafia à fidelidade e à criatividade, seguindo as pegadas do P. Leão Dehon, saudamo-vos fraternamente no Coração de Jesus.

P. José Ornelas Carvalho scj
Superior Geral e seu Conselho

 

plugins premium WordPress