VII Assembleia Provincial – Revisitar a nossa missão face aos desafios atuais da igreja e da sociedade

A VII Assembleia Provincial, que reuniu os Dehonianos em Portugal entre os dias 7 e 9 de abril, estabeleceu-se como um tempo de paragem e discernimento focado na revitalização da nossa presença face aos desafios da Igreja e da sociedade contemporânea. O Seminário de Nossa Senhora de Fátima acolheu três dias de formação, partilha e discussão sobre a necessidade de focar a nossa missão numa fidelidade criativa e escuta atenta seja da história seja dos contextos presentes em rápida transformação.

Ao escutarmos as nossas próprias fragilidades e pontos de força, reconhecemos que a nossa participação na missão de Jesus, exige de nós a aspiração a horizontes renovados. Este processo de reflexão beneficiou do contributo do Eng. João Pedro Tavares, que introduziu uma metodologia de trabalho assente na convergência, desafiando-nos a olhar para o carisma como uma essência imutável que, no entanto, requer uma atualização constante perante as inquietações do presente.

A intenção que atravessou estes dias foi a de cultivar uma cultura na Instituição onde o propósito seja verdadeiramente partilhado, assegurando que a nossa ação em todos os campos de apostolado, na sua diversidade, partilhe uma identidade comum e reconhecível, que foi sintetizada numa frase que agora baliza o nosso horizonte: “testemunhar o sentido da comunidade a partir da espiritualidade do Coração de Jesus para reparar as feridas da humanidade”.

Este propósito central foi sendo redesenhado e declinado em critérios operativos, que nos permitirão olhar com precisão e melhor avaliar qual o impacto real de cada acção realizada em prol da missão de conduzir transformar o mundo a partido do Amor do Coração de Jesus. Levamos connosco a responsabilidade de gerir os recursos e dons da Província com uma intencionalidade renovada, onde a eficácia do testemunho se mede com rigor e audácia missionária.

O foco na reparação das feridas da humanidade, que brota da contemplação do Coração de Jesus, exige agora que sejamos criativos na resposta às periferias existenciais do nosso tempo. O encerramento desta Assembleia marca, assim, o início de uma etapa de implementação prática, em que o rigor das nossas escolhas e a transparência da nossa comunicação serão fundamentais para que a vida dehoniana continue a ser um sinal de cuidado, proximidade e esperança no coração do mundo.

Pe. António Jesus da Silva, scj