Comunicado [29-04-2023]

A Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus tomou conhecimento durante a Assembleia Geral da Conferência de Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), que decorreu em Fátima entre os dias 27 e 28 de abril de 2023, que foi sinalizado um caso de abuso sexual de menores alegadamente cometido por um membro desta congregação, em meados dos anos 1960, numa das instituições da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). A pessoa em causa já faleceu há várias décadas e nunca antes tinha sido feita sobre ele qualquer denúncia neste sentido.

Agradecemos o estudo feito pela ex-Comissão Independente, a pedido da Conferência Episcopal Portuguesa, pedimos perdão por todos os abusos sobre crianças cometidos por membros da Igreja ou nos seus ambientes e manifestamos o nosso empenho e total disponibilidade para descobrir a verdade dos factos, deste ou de outros casos de abuso que possam ter ocorrido, assim como para reparar o mal causado por estes crimes prestando o apoio necessário às vítimas. Sem abandonar os abusadores, rejeitamos qualquer tipo de encobrimento, antes promovemos a assunção de responsabilidades, expressas nas normas civis e canónicas.

Agradecemos também a coragem de quem não hesitou em denunciar casos passados de abuso e manifestamos toda a nossa disponibilidade para continuar a acolher quem foi vítima destes crimes. Pessoalmente manifesto a minha total disponibilidade para escutar todas as vítimas, que podem também dirigir-se à nossa Congregação através do endereço de correio eletrónico escutarecuidar@dehonianos.org.

No presente e no futuro, comprometemo-nos em prevenir e erradicar estes crimes, assumindo normas de conduta inspiradas em boas práticas da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus em todo o mundo e seguindo as normas da Santa Sé a respeito da proteção de menores.

Pe. João Nélio Simões Pereira, scj

Superior Provincial