Um século de mudanças e transições

Um século de mudanças e transições

O século XIX, muito marcado pelas ideias e acontecimentos da Revolução Francesa (1789), foi um período de grandes tensões ideológicas e políticas. A revolução industrial e técnica, por sua vez, para além dos benefícios que trouxe, provocou novas tensões e conflitos a diversos níveis e em múltiplos setores da sociedade. read more…

Um Cristianismo vivo

Um Cristianismo vivo

Apesar de tudo, o século XIX conhece um cristianismo vivo. A partir de 1850, renasce o interesse pelo fenómeno religioso. Surgem místicos e santos, que, tal como o Padre Dehon, se afirmam, não tanto por escritos originais, quanto por obras em favor dos fracos e dos pobres, das crianças e dos jovens. read more…

A espiritualidade do século XIX

A espiritualidade do século XIX

Apesar das palavras de S. Afonso Maria de Ligório (+1787) – “Deus ama e quer ser amado sem medo” –, até meados do século XIX, predomina a ideia de um Deus terror, que assusta e castiga. Cristo parece ausente da espiritualidade. read more…

A espiritualidade do Padre Dehon

A espiritualidade do Padre Dehon

O Padre Dehon atravessa todas estas correntes e acontecimentos, colhendo para a sua espiritualidade e para a sua ação pastoral e social tudo quanto lhe parece bom e oportuno. read more…

Raízes da espiritualidade dehoniana

Raízes da espiritualidade dehoniana

A espiritualidade dehoniana, sumariamente acima exposta, afunda as suas raízes na bimilenária tradição da Igreja. Mas tem expoentes na Escola Francesa de Espiritualidade, iniciada por Pedro Bérulle (+1629). read more…

O Hoje Dehoniano

O Hoje Dehoniano

O “espírito” é aquilo que indica o mais profundo e decisivo da vida de uma pessoa: a paixão que a anima, a sua inspiração última, aquilo que nela contagia os outros. Designa tudo aquilo que de único e original cada pessoa coloca no mundo. read more…