DOMINGO DA XVI SEMANA DO TEMPO COMUM – ANO C

Do Evangelho segundo S. Lucas (10, 38-42)

Naquele tempo,
Jesus entrou em certa povoação,
e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa.
Ela tinha uma irmã chamada Maria,
que, sentada aos pés de Jesus,
ouvia a sua palavra.
Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço.
Interveio então e disse:
“Senhor, não Te importas
que minha irmã me deixe sozinha a servir?
Diz-lhe que venha ajudar-me”.
O Senhor respondeu-lhe:
“Marta, Marta,
andas inquieta e preocupada com muitas coisas,
quando uma só é necessária.
Maria escolheu a melhor parte,
que não lhe será tirada”.

“Marta recebeu Jesus em sua casa. Lucas apresenta-nos mais uma catequese sobre a importância da Palavra de Jesus. O evangelista narra um banquete em casa de Lázaro e suas irmãs. Marta andava atarefada “com muito serviço”, enquanto Maria, “sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua Palavra”. Marta queixa-se a Jesus pela indiferença da irmã. A resposta do Senhor constitui o centro do relato e dá-nos o sentido da catequese: o mais importante é escutar a Palavra de Jesus.
Notemos um pormenor: Maria está “sentada aos pés de Jesus”, posição típica de um discípulo diante do seu mestre. Este pormenor surpreende-nos, uma vez que, no tempo de Jesus, as mulheres tinham um estatuto de subalternidade e viam limitados alguns dos seus direitos religiosos e sociais. Nenhum “rabi” se dignaria aceitar uma mulher no grupo dos seus discípulos… Assim, Lucas acentua que Jesus veio libertar e salvar os que eram oprimidos e escravizados, nomeadamente as mulheres. Para ser seu discípulo, basta dispor-se a escutar a sua Palavra.

Senhor Jesus, que, como em casa de Marta, Maria e Lázaro, sejam vencidas em toda a parte a ignorância, a discriminação e as desigualdades, e se fortaleça a cultura, a concórdia e a amizade.

Pensamento do Padre Dehon

Marta e Maria são ambas amigas de Jesus; mas testemunham o seu amor de um modo diferente: Marta é ativa; Maria é contemplativa. Ambas são nossos modelos; todos devemos unir a contemplação à ação. (ASC 81).

plugins premium WordPress