DOMINGO VI DO TEMPO COMUM – ANO A

Do Evangelho segundo S. Mateus (5, 20-22 a.27-28.33-34 a.37)

Naquele tempo,

disse Jesus aos seus discípulos:

“Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus,

não entrareis no reino dos Céus.

Ouvistes que foi dito aos antigos:

‘Não matarás; quem matar será submetido a julgamento’.

Eu, porém, digo-vos:

Todo aquele que se irar contra o seu irmão

será submetido a julgamento.

Ouvistes que foi dito: ‘Não cometerás adultério’.

Eu, porém, digo-vos:

Todo aquele que olhar para uma mulher com maus desejos,

já cometeu adultério com ela no seu coração.

Ouvistes ainda que foi dito aos antigos:

‘Não faltarás ao que tiveres jurado,

mas cumprirás diante do Senhor o que juraste’.

Eu, porém, digo-vos que não jureis em caso algum.

A vossa linguagem deve ser: ‘Sim, sim; não, não’.

O que passa disto vem do Maligno”.

“Foi dito aos antigos … Eu, porém, digo-vos …”. Jesus indica como havemos de abordar o caminho da salvação balizado pelos “mandamentos”. Não se trata apenas de cumprir regras externas. É preciso assumir uma atitude interior de adesão a Deus e às suas propostas, que tenha correspondência na nossa vida, concretamente na relação com os outros.

Mateus tenta conciliar as tendências e as respostas dos vários grupos da sua comunidade à questão sobre a relação entre a antiga e a nova Lei. E sustenta que Cristo não veio abolir a antiga Lei. Mas a sua observância não pode limitar-se a práticas externas. Há de levar a uma adesão total a Deus. Os discípulos de Jesus são, pois, convidados a viver na dinâmica do Reino, a acolher com alegria e entusiasmo o projeto de salvação que Deus oferece aos homens e a percorrer, em espírito de total adesão, o caminho que leva à vida plena e feliz.

Pai santo, que a tua graça nos ajude a pôr em prática as palavras de Jesus, de modo que a nossa justiça supere a dos escribas e fariseus.

Pensamento do Padre Dehon

Jesus quer cumprir toda a vontade de seu Pai e todas as profecias messiânicas. Também eu quero consagrar-me inteiramente à vontade de Deus.  (ASC 285).