Festa de S. Martinho no Colégio Infante

Cumpriu-se uma vez mais, no Colégio Infante, a bonita tradição de encenar a vida de Martinho, para que o gesto deste santo nascido no século IV e tão caro à tradição cristã se mantenha vivo na memória das crianças.

Tanto a peça de teatro como a canção final ficaram ao cuidado dos alunos do 4º ano, que desde algum tempo estavam a preparar-se com a ajuda das respectivas professoras.

Na impossibilidade de festejar esta efeméride no dia litúrgico, domingo dia onze, os alunos festejaram-na no dia seguinte. Assim, por volta das 16h00, reuniram-se todos os alunos do 1º Ciclo no salão nobre do Colégio para aí, em sadio convívio, partilharem um bonito exemplo de vida cristã.

Martinho soube viver a radicalidade da vida evangélica. Em clima de tensão permanente, provocada pela actual crise financeira internacional, talvez o seu exemplo de vida tenha uma actualidade tremenda em nossos dias: nas batalhas da vida, vencendo em si mesmo as vaidades do mundo só vive em plenitude aquele que, partilhando do que é seu, consegue cumprir o que o Senhor Jesus outrora deixou como máxima: «tudo aquilo que fizerdes a um destes pequeninos, é a mim que o fazeis» (cf. Mc 9,37; Mt 10,42).

Nuno Pacheco scj

plugins premium WordPress