Funchal – 50 anos de Profissão Religiosa

▬ O padre Eduardo Ferreira de Sousa celebrou, no passado dia 29 de Setembro, o quinquagésimo aniversário de Profissão Religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.
A Comunidade do Colégio Missionário, a que pertence o padre Eduardo, assinalou esta efeméride contando também com a presença dos confrades dehonianos da Madeira.
Às 19h00 horas celebrou-se a Eucaristia de acção de graças, presidida pelo aniversariante. Na homilia o padre Eduardo falou-nos um pouco de si e das propostas bíblicas para a festa dos Arcanjos S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael; explicou-nos como a saudade do convívio com os seus colegas no seminário diocesano o levou a descobrir a sua vocação religiosa. Uma vocação de fraternidade que ele resumiu com o versículo salmódico “Oh! Como é bom viveremos juntos em harmonia!”. Depois falou-nos acerca das diversas missões que lhe foram confiadas ao longo da vida, algumas delas em terras de missão ad gentes, cintando as palavras dirigidas por Deus a Abraão: “Deixa a tua terra e vai para onde eu te indicar”.
Depois da Eucaristia seguiu-se o jantar no refeitório do Colégio Missionário com a presença dos confrades, de alguns familiares e amigos do padre Eduardo e dos nossos seminaristas. No fim cantou-se os parabéns e partiu-se o bolo.
O padre Eduardo Ferreira de Sousa nasceu no Funchal a 1 de Agosto de 1931. Fez a sua formação para o sacerdócio no Seminário Diocesano do Funchal, diocese pela qual foi ordenado sacerdote em 1955. Não demorou, no entanto, e ingressar, já sacerdote, na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Fez o noviciado em Albissola, Itália, e professou a 29 de Setembro de 1959, sendo o padre Girardi o Superior Provincial da Província Italiana do Norte.

» Emanuel Vítor, scj

plugins premium WordPress