JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE A UM PASSO DAQUI

Igor Oliveira, scj

Voltando atrás no tempo, a primeira Jornada Mundial da Juventude ocorreu em Roma (1986). Seguiram-se Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). Lisboa será a próxima.

Foi com muita alegria que os católicos receberam a notícia, em 2019, que Portugal seria o próximo país a acolher o maior encontro de jovens a nível mundial, a JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. Lisboa acolherá a 16ª JMJ, nos dias 1 a 6 de agosto de 2023.

«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema para este encontro. Esta frase do Evangelho de São Lucas dá início ao relato da Visitação (o encontro de Maria com a sua prima Isabel), o episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio que o anjo Gabriel faz a Maria de que ela iria ser a mãe do Filho de Deus e que foi o tema da última JMJ, na cidade do Panamá).  Este é, portanto, o lema de tantos jovens que têm dado tempo e energia na preparação desta Jornada. Também eles começam agora a sentir o nervosismo para dar o melhor de si, querendo tornar este encontro em terras lusas ainda mais especial. Os números apontam para cerca de um milhão de jovens que querem partilhar, rezar e viver estes dias de fé, marcados por aquele que nos congrega e por quem estamos a dar o nosso melhor: JESUS CRISTO.

 

Há mais de um ano que nós, Dehonianos, começamos este caminho de preparação para acolher todos os jovens ligados à nossa congregação. Têm sido muitas horas de reuniões para proporcionarmos aos jovens momentos profundos de vivência da nossa espiritualidade.

Nos dias que antecedem a Jornada Mundial, faremos um encontro na cidade do Porto, que entre nós chamamos o Encontro Mundial de Jovens Dehonianos. No final, iremos em peregrinação até Lisboa, passando no altar do mundo, Fátima.

De onde vêm os jovens que estarão no Encontro Mundial de Jovens Dehonianos? Até ao momento, es-tão inscritos cerca de 400 jovens, provenientes de 19 países que, no próximo número, daremos a conhecer.

O que irão os jovens fazer durante todos estes dias? Também, na próxima edição, iremos responder a esta pergunta. De qualquer modo, vocês poderão participar connosco nas nossas iniciativas e fazê-lo sem sair de casa. Depois explicaremos como.

No próximo número, daremos a conhecer várias curiosidades e novidades acerca do encontro mundial dos Dehonianos e da JMJ Lisboa 2023. Para já, lançamos o convite a adquirirem o porta-chaves da JMJ, produto oficial que nós, Dehonianos, temos disponível. Ao adquirir um porta-chaves, está a possibilitar que os jovens dos países com maiores dificuldades possam participar neste grande evento.

Igor Oliveira, scj

plugins premium WordPress