Notícias do Colégio Missionário

Fazemos aqui memória dos acontecimentos de maior relevo da vida do Colégio Missionário.

Concluindo o primeiro trimestre escolar, e tendo em vista a Festa do Natal, no dia 17 de Dezembro de 2010 celebrámos a Missa de encerramento do primeiro período de aulas, seguido do já tradicional jantar de Natal com todos os seminaristas. Após a ceia natalícia jogou-se o loto, animou-se a festa com músicas "tunantes", pequenos “sketch´s” e alguns cânticos apresentados pelos superiores da casa. No dia seguinte, e antes dos seminaristas partirem para férias, animámos a Missa do Parto na Serra d` Água, seguido de um pequeno espectáculo musical orientado pelos seminaristas.

Por sua vez, o Natal da Comunidade Religiosa decorreu da melhor forma possível, com o degustar de vários pratos preparados pelo Superior da casa, Pe Leandro e pelo Ir Agostinho.

No dia 27 de Dezembro e ainda em contexto festivo, os confrades presentes na Ilha da Madeira juntaram-se na Serra d` Água, para celebrarmos o Dia da Província. O programa constou da oração de Laudes, o jogo do loto, adoração e finalizou-se com o almoço. O Superior Geral, em gozo de férias na Madeira, também esteve presente neste acontecimento.

Já no novo ano, celebrámos no dia 5 de Janeiro o aniversário do Superior Geral, com a presença de vários confrades de outras comunidades.
No dia 19 de Janeiro realizámos no Colégio Missionário a primeira Oração de Taizé aberta a todos os interessados das redondezas. A Oração de Taizé irá realizar-se na terceira quarta-feira de cada mês.

No dia 2 de Fevereiro celebrámos o aniversário do Pe Juan, com a presença de alguns confrades presentes na Madeira e ainda com a presença de seus pais.

Refira-se ainda que a Tuna do Colégio Missionário tem andado a percorrer algumas paróquias da Madeira, com a finalidade de angariação de fundos para a viagem que os seminaristas irão realizar a Taizé.

Aproveito ainda, para fazer memória do recente falecimento do padre António de Sousa (+08 Fevereiro), sacerdote da Diocese do Funchal, que, segundo as crónicas do padre Canova, foi ordenado Diácono e celebrou Missa Nova nos primeiros tempos do Colégio Missionário (1947).

Antonino Sousa, scj

plugins premium WordPress