QUARTA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM

Do Evangelho segundo S. Mateus (13, 44-46)

Naquele tempo,
disse Jesus à multidão:
“O reino dos Céus é semelhante
a um tesouro escondido num campo.
O homem que o encontrou tornou a escondê-lo
e ficou tão contente que foi vender tudo quanto possuía
e comprou aquele campo.
O reino dos Céus é semelhante
a um negociante que procura pérolas preciosas.
Ao encontrar uma de grande valor,
foi vender tudo quanto possuía e comprou essa pérola”.

“Vendeu tudo quanto possuía para comprar aquele campo”. A parábola do tesouro casualmente descoberto num campo, e a parábola da pérola encontrada, desejada e finalmente comprada, acentuam a alegria daquele que compreendeu o valor do reino de Deus. Ambos os protagonistas vendem tudo o que têm para adquirirem o tesouro e a pérola, respetivamente. Mas o ensinamento fundamental não é o da entrega incondicional que o Reino exige, com as respetivas renúncias. A palavra fundamental é a alegria que se alcança com a obtenção do Reino: “O homem que encontrou o tesouro… ficou tão contente que foi vender tudo quanto possuía e comprou aquele campo.”. Os excecionais achados do tesouro e da pérola de grande valor são mais importantes que o “vender tudo” … Nenhum esforço, nenhuma renúncia, são excessivos diante do bem supremo que é Cristo e o seu Reino.

Senhor Jesus, rogo-te pelos que deixaram tudo para se consagrarem a Ti e ao Reino; que jamais cedam à tentação de voltar a apegar-se a outros valores, mas continuem a acreditar que só Tu és o único necessário.

Pensamento do Padre Dehon

O amigo fiel é uma forte proteção. Quem o encontrou, encontrou um tesouro… Jesus é para nós esse tesouro, porque nos chamou seus amigos. Descreveu-se também quando disse que o verdadeiro amigo dá a sua vida pelos seus amigos. (ASC 653).

plugins premium WordPress