QUINTA-FEIRA DA II SEMANA DA PÁSCOA

Do Evangelho segundo S. João (3, 31-36)

Naquele tempo,
disse Jesus a Nicodemos:
“Aquele que vem do alto
está acima de todos;
quem é da terra,
à terra pertence e da terra fala.
Aquele que vem do Céu
dá testemunho do que viu e ouviu;
mas ninguém recebe o seu testemunho.
Quem recebe o seu testemunho
confirma que Deus é verdadeiro.
De facto, Aquele que Deus enviou diz palavras de Deus,
porque Deus dá o Espírito sem medida.
O Pai ama o Filho e entregou tudo nas suas mãos.
Quem acredita no Filho tem a vida eterna.
Quem se recusa a acreditar no Filho não verá a vida,
mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

Aquele que vem do Céu dá testemunho do que viu e ouviu. Ao concluir o terceiro capítulo do seu evangelho, João recolhe palavras de Jesus e apresenta-O como único e decisivo revelador do Pai. Ao insistir na descoberta da origem e da natureza de Jesus, o evangelista tem uma intenção clara: mostrar que nenhuma palavra que proceda “da terra”, por autorizada que seja, pode comparar-se com a do Revelador, que vem “do Alto”. Há, pois, que verificar a nossa relação com Jesus, e como escutamos a sua palavra. Cristo vem “do Alto”, pertence ao mundo divino, é superior a qualquer homem, ainda que seja um grande profeta, como João Baptista, que “vem da terra” e permanece um ser terreno e limitado. A fé dos crentes manifesta “que Deus é verdadeiro”, e que o agir de Cristo está em comunhão com o agir do Pai.
Finalmente, Cristo não só é o Revelador da Palavra de Deus, mas é a própria Palavra. É “espírito e vida”. Tudo recebe do Pai e tudo transmite aos discípulos, especialmente o seu Espírito Santo.

Senhor Jesus, que vieste do Céu e estás acima de tudo e de todos, enche-nos de alegria e esperança, e dá-nos a vida eterna.

Pensamento do Padre Dehon

Deus é amor, ama a sua bondade infinita, compraz-se nela, é a sua vida. Em relação a nós, Deus Pai é amor, amor de clemência; Deus Espírito Santo é amor, amor de santificação. (ASC 513).

plugins premium WordPress