SÁBADO DA I SEMANA DO ADVENTO

Do Evangelho segundo S. Mateus (9, 35 – 10, 1.6-8)

 Naquele tempo,
Jesus percorria todas as cidades e aldeias,
ensinando nas sinagogas,
pregando o Evangelho do reino
e curando todas as doenças e enfermidades.
Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão,
porque andavam fatigadas e abatidas,
como ovelhas sem pastor.
Jesus disse então aos seus discípulos:
“A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Pedi ao Senhor da seara
que mande trabalhadores para a sua seara”.
Depois chamou a Si os seus Doze discípulos
e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros
e de curar todas as doenças e enfermidades.
Jesus deu-lhes também as seguintes instruções:
“Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus.
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos,
sarai os leprosos, expulsai os demónios.
Recebestes de graça, dai de graça”.

 

Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel.”. Jesus prepara os Doze Apóstolos para a missão, fazendo-os participar na sua compaixão pelas multidões que alimenta, e pelos doentes que acolhe e cura. O mandato da oração há de recordar que não somos donos da messe, mas simples trabalhadores que partilham a missão que Jesus recebeu do Pai. Não devem, pois, ser presumidos ou desanimar. Só o Dono da messe dispõe dos tempos e da fecundidade da missão.

Jesus dá-lhes instruções adequadas aos seus missionários. O seu campo de ação deve limitar-se a Israel. Assim é significada a prioridade teológica de Israel, enquanto povo da Promessa. O seu estilo de ação deve ser o de Jesus: generosidade sem medida, em total sintonia com o seu Mestre. Os discípulos são enviados a proclamar a proximidade do reino dos céus, e a dar sinais concretos da sua presença: as curas e exorcismos, que indicam a libertação integral do homem, em nome d´Aquele que realiza a vinda do reino de Deus à vida da humanidade.

 

Vem, Senhor Jesus! Fortalece os trabalhadores da tua seara, os que procuram as ovelhas tresmalhadas, e os que anunciam que está perto o Reino dos Céus.

 

Pensamento do Padre Dehon

 

Jesus percorria as cidades e as vilas da Galileia, anunciando a boa nova e curando os doentes; mas não podia acorrer sozinho a tudo e, ao ver todo este povo a sofrer e abatido, foi tomado de compaixão. Chamou os doze apóstolos e enviou-os dois a dois a pregar, com o poder de expulsar demónios e curar doentes. (ASC 267).