SÁBADO DA XV SEMANA DO TEMPO COMUM

Do Evangelho segundo S. Mateus (12, 14-21)

Naquele tempo,
os fariseus reuniram conselho contra Jesus,
a fim de O fazerem desaparecer.
Mas Jesus, ao saber disso, retirou-Se dali.
Muitos O seguiram
e Ele curou-os a todos,
mas intimou-os que não descobrissem quem Ele era,
para se cumprir o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer:
“Eis o meu servo, a quem Eu escolhi,
o meu predileto, em quem se compraz a minha alma.
Sobre ele farei repousar o meu Espírito,
para que anuncie a justiça às nações.
Não discutirá nem clamará,
nem se fará ouvir a sua voz nas praças.
Não quebrará a cana já fendida,
nem apagará a torcida que ainda fumega,
enquanto não levar a justiça à vitória;
e as nações colocarão a esperança no seu nome”.

“Intimou-os que não descobrissem quem Ele era, para se cumprir o que estava anunciado”. Jesus atreve-se a pôr em causa o absoluto da lei sobre o repouso sabático. Isso só não Lhe custou a vida, porque saiu dali, continuando noutros lugares a sua atividade taumatúrgica e missionária.
Os milagres narrados por Mateus provam a autenticidade do amor misericordioso de Deus, que Jesus veio anunciar, e que é o centro e o sentido do seu ministério. Mateus vê realizada em Jesus a profecia do Servo de Javé, escolhido e enviado por Deus, para realizar a missão de dar a conhecer a todos os povos a verdadeira relação entre Deus e os homens. O estilo do Servo, manso e humilde, alheio a conflitos e a barulhos, atento a valorizar toda a possibilidade de vida, realiza-se totalmente em Jesus “manso e humilde de coração”, que pede silêncio sobre as suas obras.

Pai santo, que o Espírito, que repousou sobre Jesus, torne os pastores e ministros da Igreja ousados, mas prudentes como o seu mestre.

Pensamento do Padre Dehon

O espírito do Coração de Jesus resume-se em algumas palavras: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. – Vinde a mim, vós todos que sofreis e eu vos aliviarei. – Amou-me e entregou-se por mim”. Espalharemos este espírito de caridade. Procuraremos fazê-lo na vida privada e na vida pública. (ASC 11).

plugins premium WordPress