Do Evangelho segundo S. Marcos (10, 17-27)
Naquele tempo,
ia Jesus pôr-Se a caminho,
quando um homem se aproximou correndo,
ajoelhou diante d’Ele e Lhe perguntou:
“Bom Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna?”.
Jesus respondeu:
“Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus.
Tu sabes os mandamentos:
‘Não mates; não cometas adultério; não roubes;
não levantes falso testemunho; não cometas fraudes;
honra pai e mãe’”.
O homem disse a Jesus:
“Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude”.
Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu:
“Falta-te uma coisa:
vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres
e terás um tesouro no Céu.
Depois, vem e segue-Me”.
Ao ouvir estas palavras,
o homem ficou abatido e retirou-se pesaroso,
porque era muito rico.
Então Jesus, olhando à sua volta, disse aos discípulos:
“Como será difícil para os que têm riquezas
entrar no reino de Deus!”.
Os discípulos ficaram admirados com estas palavras.
Mas Jesus afirmou-lhes de novo:
“Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus!
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha
do que um rico entrar no reino de Deus”.
Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros:
“Quem pode então salvar-se?”.
Fitando neles os olhos, Jesus respondeu:
“Aos homens é impossível, mas não a Deus,
porque a Deus tudo é possível”.
“Vende o que tens e segue-Me”. A pergunta do israelita praticante a Jesus é séria. Mas o Senhor apresenta-lhe uma proposta mais exigente: vai, despoja-te dos teus bens e segue-me. Mas o homem “tinha muitos bens” e não foi capaz de aceitar a proposta.
Jesus aproveita para afirmar que as riquezas são um grave obstáculo à entrada no Reino, porque impedem centrar o coração e os afetos em Deus. Os discípulos ficam espantados. Mas o Senhor garante-lhes: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus”. “Quem pode, então, salvar-se?”, perguntaram. Então, Jesus acrescentou: “Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível”. É a “teologia da gratuidade”. Jesus coloca-se numa posição oposta ao “automatismo farisaico”, que supunha que o cumprimento de certas regras de pobreza assegurava a vida eterna. Mas nada deve ser absolutizado. Só Deus é absoluto.
Senhor, abençoa os religiosos que deixaram tudo para Te seguirem, e os leigos que, usando os bens do mundo, Te dão o primeiro lugar na sua vida e nas suas preocupações.
Pensamento do Padre Dehon
Jesus convida o jovem rico à perfeição e ao desapego das riquezas; mas ele hesita e recua, deixando o Senhor triste. (cf. ASC 142).