4º dia – Encontro de Superiores Maiores SCJ em Roma

E finalmente os Secretários!

A grande novidade deste dia foi ter sala cheia, com a chegada dos Secretários das várias Entidades da Congregação. O dia começou com a presença de todos na sala de conferências, para a habitual oração da manhã.

Mas depois cada um foi à sua vida: os Secretários continuaram na sala, os Superiores foram trabalhar em grupos continentais. Dos grupos continentais saíram muitas ideias em relação ao futuro da Congregação e das novas missões que estão previstas. O momento serviu também para marcar as respetivas Conferências que devem realizar-se por Continentes e para debater a programação de cada uma das Comissões Teológicas.

A tarde foi passada à volta de questões jurídicas, ora em plenário, ora em trabalhos de grupos linguísticos. O Superior Provincial de Portugal não participou nos trabalhos porque teve reunião com o Superior Geral e um dos seus Conselheiros.

A Eucaristia do dia foi presidida desta vez pelo coordenador dos Superiores Provinciais da Europa, que é presentemente o Superior Provincial de Portugal.

A noite foi especial para a comunidade lusa que se encontra de momento em Roma. A intenção não foi celebrar o feriado, que para nós foi dia de trabalho, mas antes encontrarmo-nos para celebrar com algum atraso o aniversário do Monsenhor Saturino e para passarmos alguns momentos de alegre convívio e partilha. Usámos a pequena casa ao lado, a espetada madeirense superiormente preparada pelo P. Zeferino foi o nosso abundante repasto e o convívio prolongou-se noite dentro.

José Agostinho Sousa

 

[FAG id=8672]

 

plugins premium WordPress