«Comunicar com o coração» é o tema da «Semana da Província

Lisboa, 02 abr 2024 (Ecclesia) – A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) em Portugal está reunida na sua ‘Semana da Província’, com o tema ‘Comunicar com o coração – um desafio urgente’, entre hoje e sexta-feira (2 a 5 de abril), em Alfragide.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a província portuguesa dos Dehonianos informa que a 13ª Semana da Província começa hoje, dia 2, com a abertura pelo superior provincial, o padre João Nélio Pereira, às 15h30, e vai terminar dia 5 de abril, às 14h00, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.

Do programa constam momentos de celebração e oração, partilha, de comunicação e informação, conversas e diálogos, e visitas temáticas e culturais.

Com o tema ‘Comunicar com o coração – um desafio urgente’, a XIII Semana da Província portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus conta, neste primeiro dia, com a intervenção do padre Pedro Guimarães (Congregação da Missão – Vicentinos), sobre ‘Comunicação e pastoral’, às 15h45, seguindo-se o jornalista Joaquim Franco (TVI), com ‘Igreja e comunicação: confissões de um jornalista’, pelas 17h15.

Esta quarta-feira, dia 3 de abril, o jornalista Octávio Carmo, chefe de redação da Agência ECCLESIA, apresenta ‘O desafio do mundo digital e da inteligência artificial, a partir das 09h30, e, às 11h00, vai conversar com a jornalista Paula Moura Pinheiro (RTP) ‘Por uma comunicação plenamente humana’.

Da parte da tarde, do segundo dia, os Dehonianos têm visitas à Brotéria, o Centro Cultural da Companhia de Jesus (Jesuítas), no Chiado, e ao gabinete de comunicação dos Salesianos de Dom Bosco, também em Lisboa.

O ‘Dia de passeio’ da XIII Semana da Província, na quinta-feira, 4 de abril, vai levar os Dehonianos ao Centro Interpretativo de Aljubarrota, à igreja de Aljubarrota, e às caves da Casa Santos Lima, na Aldeia Galega da Merceana, em Alenquer.

No último dia, os membros da província portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, que vão participar na ‘Semana da Província’ têm trabalhos de grupo, plenário, com intervenção do superior provincial, o padre João Nélio Pereira, e Eucaristia.

“Falar com o coração: testemunhando a verdade no amor”, foi o tema da mensagem do Papa Francisco para o 57.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2023, inspirada numa passagem da carta de São Paulo aos Efésios (Ef 4,15).

Em 2021, a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus assinalou 75 anos de presença em Portugal, no dia 27 de dezembro.

CB

 

plugins premium WordPress