VII encontro nacional da JD: 2-4 de Maio de 2003

PROCLAMAÇÃO FINAL

1. Viemos de novo a Fátima, para participar no VII Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, com o tema "Peregrinos de Deus em Igreja". Integrámo-nos ainda no programa do Fátima Jovem 2003 com o tema "Os Jovens aproximam-se… de Maria".
Somos 250 jovens vindos do Porto, Lisboa, Algarve, Coimbra, Aveiro, Madeira, Açores, Espanha e Timor. Celebrámos a Vida como Peregrinos na festa e na partilha, na oração e na reflexão.

2. "Peregrinos de Deus em Igreja".
O tema foi apreciado de muitas formas ao longo destes três dias de encontro.
Na abertura, foi-nos dado a entender como caminhar em Igreja exige uma entrega de cada um para o bem de todos, implica partilhar os dons que Deus nos dá, voluntariamente, sem esperar recompensa.
Quantos já o fazem, quantos têm um convite entregue para poderem iniciar uma nova etapa: a do voluntariado pela causa do Evangelho no amor ao próximo.

3. Para ganhar ânimo é preciso saber fazer silêncio e rezar, ou cantar para rezar com a voz, ou bater palmas e saltar para orar com a força de ser jovem. Nada melhor para começar o dia: entender que é preciso arriscar que na liberdade que Deus nos dá de fazer opções, espera uma resposta eficaz dos que tiveram o privilégio de conhecer a mensagem de Deus transmitida por Jesus Cristo, no sentido de chamar outros que ainda a não conhecem.

4. Para além das palavras, os jovens reconhecem que as obras são fundamentais e exprimem, sem dificuldade, essa consciência.
Por isso, a influência que os jovens cristãos podem e devem ter na construção da sociedade, é uma preocupação dos que têm responsabilidades na pastoral juvenil.

5. "Os jovens aproximam-se… de Maria".
No acolhimento de Maria, tudo se torna mais fácil e belo.
A sua presença de mãe faz-nos sentir mais próximos dos irmãos, por mais diferentes que sejamos, porque a essência é a mesma e a fonte uma só.
Fátima é um lugar com muita força, onde a figura de Maria, exemplo concreto de entrega total, imprime, na vivência destas horas, momentos inesquecíveis e marcantes que nos acompanharão mais um ano, até ao próximo encontro nacional da Juventude Dehoniana em 2004.

Fátima, 4 de Maio de 2003

| Os Participantes |

plugins premium WordPress