4 DE JANEIRO – Antes da Epifania

Do Evangelho segundo São João (Jo 1, 35-42)

Naquele tempo,
estava João Baptista com dois dos seus discípulos
e, vendo Jesus que passava, disse:
“Eis o Cordeiro de Deus”.
Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras
e seguiram Jesus.
Entretanto, Jesus voltou-Se;
e, ao ver que O seguiam, disse-lhes:
“Que procurais?”
Eles responderam:
“Rabi — que quer dizer ‘Mestre’ — onde moras?”
Disse-lhes Jesus: “Vinde ver”.
Eles foram ver onde morava
e ficaram com Ele nesse dia.
Era por volta das quatro horas da tarde.
André, irmão de Simão Pedro,
foi um dos que ouviram João e seguiram Jesus.
Foi procurar primeiro seu irmão Simão e disse-lhe:
“Encontrámos o Messias” — que quer dizer ‘Cristo’ — ;
e levou-o a Jesus.
Fitando nele os olhos, Jesus disse-lhe:
“Tu és Simão, filho de João.
Chamar-te-ás Cefas” — que quer dizer ‘Pedro’.        

“Encontrámos o Messias”. Mais uma vez, João Batista dá testemunho de Jesus e leva alguns dos seus discípulos a seguirem o Senhor. O evangelista João apresenta-nos o facto histórico do chamamento dos primeiros discípulos, descrito como descoberta do mistério de Cristo, mas também a mensagem teológica sobre a fé e o seguimento do Senhor. O caminho do discipulado tem alguns traços característicos: começa com a palavra de uma testemunha qualificada, como João Batista, que diz: “Eis o Cordeiro de Deus!”; segue-se o caminho dos discípulos, que seguem Jesus, e o encontro pessoal e de comunhão com Ele: “Foram… viram onde morava… ficaram com Ele”. Neste encontro, Jesus fala da sua identidade e convida a uma experiência de vida com Ele. Esta experiência termina com uma profissão de fé: “Encontrámos o Messias!”, que depois se torna apostolado e missão. Neste caso, André, um dos que fez a experiência, levou o irmão a Jesus, que lhe muda o nome de Simão para Pedro, isto é, Cefas, para indicar a missão que lhe confia na Igreja.

Ó Jesus, Filho de Deus, que vieste revelar o amor do Pai, faz que a nossa caridade e o nosso apostolado manifestem aos homens a bondade de Deus.

Pensamento do Padre Dehon

Passaram com Jesus o resto do dia. Uma vez conquistado para Jesus, para o seu afeto, para o seu Coração, André faz-se apóstolo. Vai ao encontro de Simão, seu irmão, e partilha com ele a alegria de que o seu coração transborda: “Encontrámos o Messias, o Cristo prometido pelos profetas”. Conduz Simão ao Salvador e fazem-se ambos seus discípulos. (ASC 505).

plugins premium WordPress