Aveiro: assim vai a formação…

Entre os dias 5 à 8 de Janeiro decorreu em Fátima o Encontro Nacional de Noviços, organizado pela CIRP. Neste encontro abordámos o tema “Afetos e seguimento de Jesus” apresentado pelo Pe. Carlos Carneiro e pela Irmã Maria Vaz Pinto. Aprofundámos a importância e a forma de viver os afetos e a sexualidade na vida religiosa. Também foi um momento importante de convívio e de partilha entre os noviços das diversas congregações, com espiritualidades diferentes e ricas.

Mas a formação continua e, por isso, entre os dias 11 e 16 de Janeiro, decorreu no Seminário Dehoniano de Salamanca o Encontro de Noviços das Províncias Portuguesa e da Região da Venezuela. O Pe. Daniel e o noviço meteram-se à estrada em direção a Salamanca. Aí encontraram os noviços venezuelanos, Alí e César, que fazem o noviciado na comunidade de Salamanca. 

Este encontro, organizado pelo Pe. Ramón, mestre dos noviços venezuelanos, teve como objetivos a formação dos noviços com o tema “A Palavra de Deus”; e a fraternização.

Além da formação, ainda sobrou espaço para conhecer as cidadee de Salamanca e de Alba de Tormes. Destaco a visita à catedral de Salamanca e o museu de Santa Teresa de Ávila, em Alba de Tormes. Neste último, podemos conhecer a vida desta Santa e Doutora da Igreja, que é para todos nós uma mestre de oração.

 

As formações tiveram como base os seguintes subtemas: 

-Segunda feira: Imagens bíblicas para a vida consagrada apresentado pelo Pe. Pedro Iglesias, SCJ. Com a imagem do porteiro em Mc. 13, 34, do semeador tranquilo, em Mc. 4, 27-29, dos vinhateiros de última hora, em Mt. 20, 1-16 e do administrador pródigo, em Lc. 16, 1-8, aprendemos que um religioso deve ser um homem da porta paciente e vigilante, um semeador que deixa a Palavra fazer o seu trabalho, um vinhateiro capaz de admirar-se pela novidade e com o administrador pródigo aprendemos que é preciso saber usar bem os bens e os recursos humanos (inteligência, cultura, tempo, …).

– Terça feira: Bíblia e Espiritualidade Dehoniana apresentado pelo Pe. Pedro Iglesias, SCJ. Aqui aprofundámos os textos de Mt. 11, 28-30 (vinde a mim, vós que estais cansados oprimidos, que eu vos aliviarei), Jo. 19, 34 ( um soldado atravessou-lhe o coração) e Gal. 2, 20  (me amou e se entregou por mim). Estes textos são muito caros ao Padre Dehon e sintetizam a sua espiritualidade e o seu carisma.

-Quarta-feira: Experiência fundante da Palavra apresentado pelo Pe. Ángel Alindado, SCJ. Verificámos que a Palavra foi luz para São Paulo e o chamou; Santa Teresa de Jesus ensina-nos que a Palavra convida-nos a sentarmo-nos à mesa para o encontro fraterno e para nos alimentarmos dela; em Francisco de Assis a Palavra renova a sua vida e a da Igreja; e em Francisco Xavier e Santa Tereza do Menino Jesus vimos que a Palavra desloca a nossa vida e convida-nos a uma missão.

– Quinta e Sexta-feira: Lectio Divina: a Palavra feita oração. Na quinta, tivemos um aprofundamento do que é a Lectio Divina e como devemos fazê-la. Na sexta-feira, pusemos em prática o que aprofundámos no dia anterior, com a Lectio Divina

Na sexta, depois da Eucaristia e do almoço o Pe. Daniel e o noviço Filipe regressaram a Portugal após estes dias intensos e belos sobre a Palavra de Deus.

Filipe André, Noviço Dehoniano

 

plugins premium WordPress