Cada Hoje é Eterno

Nesta Semana de Oração pelas Vocações, sob o tema Troquemos o instante pelo Eterno, somos convidados a rever a nossa vocação batismal em cada momento do dia-a-dia e a encontrar Jesus Ressuscitado presente em cada um desses momentos.

Tenho 25 anos e, enquanto religioso dehoniano, olhando ao caminho feito, agradeço a Deus, não apenas as diferentes etapas do meu percurso, mas também, e sobretudo, os diferentes “instantes” e pessoas com quem me fui cruzando. A minha vocação à Vida Religiosa, começou precisamente nos Açores, a terra de onde sou natural. A religiosidade tão caraterística do povo açoriano foi o ponto de partida desta viagem centrada na presença constante de Deus. Da consciência dessa presença em cada instante, brotou o desejo de me consagrar a Deus.

Se tiver que definir o “instante” em que tudo mudou, para mim e para os meus, esse “instante” foi quando, a seguir à minha Primeira Comunhão, me convidaram a fazer parte do grupo de acólitos. Aí, um sacerdote dehoniano e um catequista sensibilizaram-me para a eterna procura e para a vontade de me entregar a Deus, com um simples convite. Desse período, recordo ainda muitas pessoas que foram criando os fundamentos da minha vocação e às quais devo um profundo OBRIGADO, bem como tantas outras, com quem me fui e vou cruzando no meu caminho vocacional.

Apesar da tenra idade com que tudo se iniciou e das incertezas de então, destaco o momento da minha Profissão de Fé, como o derradeiro “instante” onde se confirmariam, não só as promessas batismais, mas também o desejo claro de abraçar a vocação religiosa e, porventura, a vocação ao ministério sacerdotal.

O tempo foi passando e os instantes vividos sucessivamente foram manifestando, cada vez mais, a presença do Eterno nos momentos concretos do meu dia-à-dia. A inquietação vocacional que parecia estar presente dentro de mim desde sempre fez com que eu desse um passo em frente em 2012, quando, no dia 14 de Julho, entrei no Centro Missionário do Coração de Jesus, em Ponta Delgada – Açores. Foi o “instante” que marcou uma mudança de ciclo, um passo claro em direção à tão desejada consagração a Deus.

A partir desse momento, cada dia é vivido como eterno, cada instante é sentido como último. O longo caminho vocacional deixou de parecer uma eternidade e passou a ser cada passo dado, cada desafio superado, cada experiência de encontro.

Nos Açores, vivi 3 anos com a comunidade religiosa e, depois, parti para o Porto onde estive dois anos. Foi lá que iniciei o Postulantado, antes de realizar o Noviciado em Alba de Tormes – Salamanca, na Espanha.

Um outro “instante” que marcou o início de uma nova etapa, foi o dia 16 de Setembro de 2018 quando professei os votos de pobreza, obediência e castidade; tinha, finalmente feito a minha consagração a Deus. Desde esse dia o caminho tem continuado silenciosamente e serenamente na beleza da entrega quotidiana a Deus que me ama e chama, e na partilha de vida com os irmãos que comigo percorrem o caminho. 

José Pereira, scj

plugins premium WordPress