50º Aniversário de Ordenação Sacerdotal do Pe. Fernando Gonçalves

No passado dia 08 de Abril o Pe. Fernando Gonçalves, scj, celebrou as suas Bodas de Ouro de Ordenação Sacerdotal. Tendo coincidido com o Sábado Santo, a celebração mais festiva foi transferida para o Sábado, dia 15 de Abril, dia em que se celebrava também o 83º aniversário natalício do Ir. José Luís, membro da comunidade do Colégio Missionário.

A eucaristia de ação de graças, presidida pelo Pe. Fernando Gonçalves, teve lugar ao final da manhã na Capela da comunidade do Colégio Missionário com a presença dos confrades da comunidade e de outros vindos das comunidades dehonianas da Ilha da Madeira. Foi um momento de grande emoção para o Pe. Fernando e para todos porque a celebração de um jubileu sacerdotal ou de vida religiosa é sempre uma ocasião especial, para agradecer a Deus a graça do trajeto feito e por todas as maravilhas que Ele faz, através de nós, na vida de tanta gente.

Filho de pais madeirenses, o Pe. Fernando Gonçalves, nasceu em Santa Cruz, Madeira, cresceu num ambiente familiar muito religioso e foi quando ainda era muito jovem que sentiu o chamamento para a vida sacerdotal. Ingressou no Colégio Missionário, Funchal, em 1958, e fez todo o seu percurso de formação para a vida religiosa e para o sacerdócio na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Foi no Seminário Nossa Senhora de Fátima, Alfragide, em 1973, juntamente com o Padre João Freitas Nóbrega, já falecido, que ele foi ordenado sacerdote.

Ao longo dos anos o Pe. Fernando desempenhou na Província vários serviços, entre os quais animador da pastoral vocacional, formador e Superior Provincial…

A celebração foi um momento de gratidão a Deus pelo dom da vida sacerdotal e por tudo o que ele tem feito em prol do Reino de Deus. Atualmente, aos 77 anos, é o diretor geral da escola da APEL, a sua presença nessa escola marca pela proximidade na relação com a comunidade escolar e o seu papel é determinante para que a APEL continue sendo um espaço de referência na formação humana e cristã dos jovens madeirenses.

Que Deus continue a abençoar o Padre Fernando Gonçalves e os outros sacerdotes que dedicam as suas vidas ao serviço de Cristo e dos irmãos.

Parabéns, Pe. Fernando Gonçalves, pelos seus 50 anos de sacerdócio.

Pe. Andrés Rafael, scj

plugins premium WordPress