Caminhos de Fraternidade

EVANGELHO NA VIDA QUOTIDIANA

A 15 de Maio de 1891, o Papa Leão XIII publicou a Carta Encíclica Rerum Novarum. Esta é uma data incontornável e de referência obrigatória para quem se interessa pela chamada Doutrina Social da Igreja ou Pensamento Social Cristão, já que este documento pontifício é comumente aceite como documento fundador da Doutrina Social da Igreja.

Ao abrir este espaço de partilha e de reflexão, pareceu-me obrigatório este apontamento, porque esta data e este documento serão muitas vezes ponto de referência, seja para compreender a Doutrina Social da igreja, a sua história e as suas principais temáticas, seja para conhecer melhor uma das facetas importantes da vida e da atividade pastoral do Padre Leão Dehon, Fundador da nossa Congregação e figura inspiradora de todos os que partilhamos da Espiritualidade Dehoniana.

A Doutrina Social da Igreja (DSI) não pretende acrescentar nada ao Evangelho que é, aliás, a sua maior fonte inspiradora. Procura, isso sim, ajudar os cristãos a encontrar caminhos que permitam tornar concreta e efetiva a mensagem evangélica, aplicada à vida quotidiana e aos diferentes desafios que se colocam aos discípulos de Jesus Cristo em cada tempo e em cada circunstância da vida. A DSI ajuda-nos a perceber que nada do que diz respeito à vida humana é alheia à doutrina e à ação da Igreja, que é muitas vezes apresentada como perita em Humanidade, precisamente à luz do Evangelho, onde Jesus olha para todos os homens e para o homem todo, pondo em lugar de predileção os mais pobres e desafortunados.

Neste espaço, procuraremos olhar para a figura do Padre Leão Dehon e tentar perceber as respostas que procurou dar às diferentes problemáticas que ia descortinando na Igreja e na sociedade de que fazia parte. Veremos como a Rerum Novarum e o pensamento social do Papa Leão XIII se tornaram decisivos em muitas iniciativas que o Padre Dehon tomou e em muitas das suas opções pastorais e evangélicas.

No seu tempo, o Padre Dehon procurou encontrar respostas novas para os novos desafios que surgiam, nomeadamente para todos os que se relacionavam com a difícil situação laboral e social em que se encontravam muitos operários duma revolução industrial que acontecia velozmente, quase de forma desenfreada. Fê-lo sempre em sintonia com o Papa Leão XIII e as orientações que ele ia dando a toda a Igreja, correspondendo ao pedido que o Pontífice lhe tinha feito de divulgar as suas encíclicas.

Ao longo do tempo, a DSI procurou encontrar resposta para as diferentes questões sociais que iam surgindo, e que muitas vezes iam gerando pobres e marginalizados a necessitar uma atenção especial da Igreja, ao jeito do que faz Jesus no Evangelho.

Hoje, discípulos do Padre Dehon, somos chamados a responder às grandes problemáticas e questões que a sociedade nos vai colocando, em sintonia e comunhão com o Pa-pa e toda a Igreja, de acordo com os grandes princípios e valores que inspiram a Doutrina Social da Igreja.

plugins premium WordPress