Zeferino Policarpo, scj
Universitários Dehonianos
Uma das atividades da comunidade do Centro Dehoniano, Porto, é o trabalho com os universitários. Das diversas iniciativas que ali são propostas aos jovens, destaca-se a “Noite 4×4”. São 4 momentos que decorrem ao fim do dia, à quarta-feira: missa, jantar, tema de reflexão e convívio. Numa das últimas iniciativas o tema de reflexão foi a partir de uma experiência sobre a arte da superação. O Nuno Silva, que sofreu um traumatismo craniano num acidente de mota, mostrou aos presentes como foram importantes para a sua recuperação a fé de que com Deus tudo poderia ficar bem e a presença da Sofia Ferreira sempre incansável no seu amor, tão essencial para se manter forte, lutador e nunca desistir.
Jovens religiosos em formação
A Província Portuguesa SCJ acolhe vários jovens religiosos Dehonianos provenientes do Brasil e de Moçambique. Fazem a formação em conjunto com os religiosos portugueses e frequentam as aulas do Curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. No passado dia 23 de janeiro estes jovens religiosos das Províncias de Moçambique e do Brasil-Recife, renovaram os seus votos religiosos anuais. A celebração teve lugar no oratório da Casa Provincial, onde funciona atualmente o escolasticado e contou com a presença dos membros da comunidade e de alguns amigos.
Párocos Dehonianos
No mês de fevereiro realizou-se em Alfragide a habitual Assembleia de Párocos Dehonianos. Participaram mais de três dezenas de Dehonianos diretamente envolvidos neste sector pastoral da Província. Este ano o tema que inspirou os trabalhos foi este: “Novos desafios: discernir novos itinerários pastorais”.
A Assembleia contou com a participação de D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, que presidiu à Eucaristia do primeiro dia e ajudou os párocos a conhecer melhor o documento “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial”, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Este documento serviu de base para o diálogo e a partilha com a participação de representantes dos CPM (Centros de Preparação para o Matrimónio) e do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Concluiu-se que a preparação para o Sacramento do Matrimónio e o acompanhamento subsequente das famílias deve estar no centro das prioridades pastorais dos párocos.
O Pe. Tiago Neto, do Patriarcado de Lisboa, apresentou o documento “Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias”, publicado pela Conferência Episcopal Portuguesa. A Iniciação à Vida Cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias é ponto fulcral da vida paroquial e deve ser promovida como verdadeiro trabalho de evangelização. As famílias devem ser envolvidas em todo o processo, para que o caminho catequético seja momento de encontro e de partilha na comunidade paroquial e no seio familiar.