Em foco – Missões

MISSÃO EM ANGOLA

PROXIMIDADE, FORMAÇÃO E SERVIÇO

Caros amigos e benfeitores. Nas linhas que se seguem quero apresentar alguns aspetos que caracterizam o nosso trabalho missionário aqui em Angola.

 

A Missão de proximidade

De uma pastoral de proximidade, somos diariamente desafiados a despirmo-nos de todos os preconceitos e de nós mesmos, a fim de abraçar o desafio da escuta daqueles que buscam uma solução e luz para as suas vidas, que a crise económica e a pandemia da COVID’19 deixou para trás. Proximidade de uma juventude que sonha e espera que a igreja a escute e com ela caminhe, mostrando caminhos de esperança, onde reinam mares de incertezas em relação ao futuro. Proximidade das crianças, futuro do amanhã, que precisam de ser protegidas, amparadas e amadas, pois no momento em que vivemos são desrespeitados os seus valores fundamentais, muitas vezes tratadas como se fossem descartáveis. Proximidade dos velhos, idosos e doentes, pois eles mostram-nos, com a fragilidade das suas vidas, que uma vida gasta por amor acaba sempre por dar a oportunidade de um novo recomeço. E por fim proximidade das famílias, que vivem as agruras da vida, desemprego, desestruturadas, monoparentais, fuga à paternidade e maternidade, ajudadas a consciencializarem-se e a formarem-se em verdadeiras células na construção de uma sociedade e Igreja como família.

 

Formação – um desafio

Desde sempre a nossa missão passa pela etapa da formação de jovens futuros religiosos Dehonianos. É das nossas casas que em contacto permanente e aceitando o desafio de caminhar e discernir o que Deus quer, vamos solidificando a nossa presença com respostas generosas de jovens que querem seguir o ideal do Padre Dehon, “plantar” o Coração de Jesus nas Almas e na Sociedade. E disso são testemunha os vocacionados, aspirantes que se propõem fazer o caminho de discernimento vocacional. Com os desafios do tempo presente, também aqui somos chamados a uma renovação permanente do nosso agir, para que os Dehonianos do futuro vivam uma fraternidade acolhedora e de sinodalidade. Com os primeiros a chegar, queremos agradecer aos benfeitores e amigos que colaboram na edificação da casa de formação. Em cada um destes jovens está parte da vossa generosidade, e de cada um deles diariamente sois colocados no coração de Deus através da oração.

 

Ao serviço da liturgia

Após a nossa chegada, sentimos a necessidade de dar resposta à Igreja local. Criar um espaço de promoção de serviço litúrgico. Assim em 2011 nasceu a Loja de Artigos Religiosos dos Missionários Dehonianos. Com este serviço pastoral chegamos a todas as Dioceses de Angola, fornecendo grande parte de todo o material religioso para celebrações dignas e belas, com materiais litúrgicos de forma a tornar a celebração da Eucaristia o centro e cume de toda a nossa fé.

Manuel Domingos Pestana, scj