Carta da Comissão Geral para a Beatificação do Pe. Dehon

 

 

 

Roma, 30 Maio 2004

Aos Membros da Família Dehoniana

Caríssimos Confrades,

Enviamo-vos a nossa saudação fraterna, acompanhada da nossa lembrança e da nossa oração.

1. Vivemos num tempo importante para a nossa Congregação; aproximamo-nos do dia da beatificação do nosso Venerável Fundador, P. Leão Dehon.
O Padre Geral, José Ornelas Carvalho, juntamente com o seu Conselho, a 17 de Fevereiro de 2004, nomeou a Comissão Geral para a Beatificação do P. Leão Dehon. Esta Comissão recebeu a nomeação oficial a 22 de Abril de 2004.
Ela terá a função de programar e planificar, a nível geral, aquilo que for necessário para os dias do evento da beatificação.
Antes de passar ao motivo pelo qual vos enviamos esta carta, queremos recordar-vos aquilo que o Padre Geral pediu nessa sua carta de 17 de Fevereiro de 2004 (Prot. N. 37/2004), endereçada aos Superiores Provinciais/Regionais/Distritais e aos seus Conselhos:

“Por este motivo, peço-vos:
– Para criar imediatamente uma comissão provincial, regional, distrital, com a finalidade de programar e coordenar diversas iniciativas com todos os meios possíveis: publicações, subsídios, secretarias dos benfeitores, desdobráveis, jornadas de oração, audiovisuais…
– Para comunicar à comissão geral, até 31 de Março de 2004, o nome do confrade responsável da comissão provincial/regional/distrital; em seguida, é útil dar a conhecer à comissão geral também as iniciativas programadas, a fim de que essa possa levá-las ao conhecimento do resto da Congregação e favorecer assim um intercâmbio e uma desejável sinergia. A este propósito, sabemos que algumas Províncias já se estão a mexer e têm já em execução iniciativas e publicações…
– Para dar particular atenção à pastoral juvenil, vocacional, missionária e à família dehoniana: a beatificação não é apenas um acontecimento eclesial; é importante que a ocasião crie em nós e nos outros a oportunidade para aprofundar a figura, a experiência e a mensagem actual do P. Dehon como proposta verdadeira, empenhada e alegre, de vida cristã e religiosa…”

2. Informamo-vos que a Comissão Geral para a Beatificação do P. Leão Dehon ocupar-se-á de quatro sectores diversos, que serão coordenados pelos próprios membros da Comissão:

I. APROFUNDAMENTO DA ESPIRITUALIADDE E PERSONALIDADE DO P. LEÃO DEHON (P. Mario Panciera – IS, e P. Zbigniew Bogacz – CU): estudos, artigos, mesa redonda.
II. PUBLICAÇÕES E PROMOÇÕES (P. Evaristo Martínez de Alegría – HI, e P. Fausto Colecchia – IM): livros populares e obras de divulgação, imagens e santinhos, desdobráveis e posters, canções.
III. SECTOR LOGÍSTICO-ADMINISTRATIVO (P. Aquilino Mielgo Domínguez – CU, e P. Marek Stoklosa – CU): acolhimento, serviço, secretaria.
IV. COMUNICAÇÕES E SECÇÃO DE IMPRENSA (P. Gonzalo Arnáiz Álvarez – VEN, e P. Luigi Mostarda – IS): mass-media, internet, meios audiovisuais, informações para as revistas.
Cada um dos responsáveis destes sectores terá a faculdade de escolher, por sua vez, colaboradores.
Colaboram já connosco os padres Odilo Leviski – BM, Enrico Jemma – IM, Elia Ercolino – IM, Zdzislaw Huber – FIN, Sergio Rotasperti – IS, e a senhora Maria Ceraolo.

3. Depois da primeira reunião da Comissão, a 1 de Março de 2004, expedimos uma carta a cerca de 50 confrades nossos em diversas Províncias, pedindo a sua disponibilidade para escrever artigos, subsídios, que dissessem respeito à personalidade e espiritualidade do P. Leão Dehon.
A 27 de Abril passado, o P. Geral e o Assistente Geral, P. Cláudio Weber, juntamente com a Comissão Geral para a Beatificação, reuniram-se para programar o trabalho e estudar o material que nos tinha chegado até àquele momento de muitos dos supracitados confrades.
Com alegria constatámos que 33 confrades responderam positivamente ao convite que lhes foi feito para colaborar neste projecto de divulgação da espiritualidade e personalidade do P. Leão Dehon, dizendo-se dispostos a escrever um ou dois artigos a este respeito.
A todos eles apresentamos o nosso mais sentido obrigado por esta preciosa ajuda no projecto, para nós muito importante, da divulgação do nosso carisma e da preparação para a celebração deste acontecimento que todos nós da Família Dehoniana esperamos com alegria.

4. O Governo Geral decidiu que o nome oficial com o qual o nosso Fundador será apresentado como Beato, será: Padre Leão Dehon.

5. Agora queremos explicar-vos brevemente o que vos oferecemos:
• Todos os artigos, nas diversas línguas, dos nossos confrades serão publicados na nossa página web. Criar-se-á, para este objectivo, um link especial na página web da Cúria Geral.
Propomos que cada Província possa traduzir os artigos e no fim imprimi num livro por ocasião da beatificação.
A Cúria Geral publicará os artigos nas línguas originais, recolhendo-os num único dossier.
• Escolhemos a foto oficial para a beatificação, que será enviada a cada Província através de e-mail.
• Dentro de alguns meses enviar-vos-emos as orações (formulário para a missa, breviário, oração) que deverão ser aceites pela Santa Sé.
• Preparam-se: livros populares para a beatificação, imagens, santinhos, desdobráveis, posters, que cada Província poderá pedir, especificando o tipo e a quantidade para cada um, utilizando o formulário que receberá da Cúria Geral.
• Está previsto fazer um filme-documentário com o título: “Padre Dehon, apóstolo dos nossos tempos”.
• Os cânticos do P. Zezinho.
• Encontro internacional de jovens.
• Devemos pensar também noutras propostas que, esperamos, possam chegar à Cúria Geral, após as vossas sugestões.

6. Eis, agora, as nossas sugestões:
• Preparação espiritual – Desejamos que cada confrade, de forma pessoal, se prepare para este acontecimento da beatificação, aprofundando especialmente a sua preparação espiritual para este acontecimento, através da oração, do conhecimento mais aprofundado da figura, da experiência e da mensagem do P. Leão Dehon.
• Também a nível das nossas comunidades, das nossas paróquias e de todas as obras nas quais trabalhamos, desejamos que este aprofundamento espiritual seja posto em prática através da oração e do aprofundamento do nosso carisma dehoniano.
• Dar particular atenção à pastoral juvenil, vocacional, missionária e à Família Dehoniana.
• Criar um link especial na página web do vosso
site na Internet dedicado a este acontecimento.
• Preparar artigos, estudos, mesas redondas, espectáculos…

7. A Comissão pede às Comissões para a Beatificação nas Províncias SCJ:
– a proposta para um SLOGAN, que se poderá usar durante e após o dia da beatificação.
– a proposta de um LOGO.

Esperamos as vossas propostas até 15 de Setembro de 2004, também por e-mail, para o seguinte endereço: secgen@scj.org.

8. Temos a esperança que durante o encontro dos confrades responsáveis pela pastoral vocacional/juvenil, em Outubro de 2004 em Lisboa, possam nascer novas iniciativas que possamos estudar e programar durante o encontro dos Superiores Maiores.
Além desta carta, também os responsáveis dos vários sectores acima apresentados vos darão directamente conhecimento das suas diversas iniciativas, e também vós podeis dirigir-vos directamente a eles para fazerdes as vossas propostas e apresentar as vossas expectativas.
O programa preciso das festas, encontros, orações, será estabelecido depois do encontro dos Superiores Maiores em Roma.

9. É desejo da Comissão que vós nos façais chegar todo o material (livros, cassetes, DVD, etc…) que preparardes para esta Beatificação, de modo a poder partilhar o material entre todas as Províncias e poder conservá-lo num arquivo.

Agradecemo-vos imensamente pela vossa colaboração.
Concluímos esta nossa carta recordando-vos que esperamos com confiança que vos façais promotores e animadores junto da vossa Província, Região, Distrito, das várias iniciativas e nos envieis as vossas sugestões.

Unidos na oração, saudamo-vos, in Corde Jesu.
Em nome da Comissão Geral para a Beatificação,

P. Zbigniew Bogacz, scj
Coordenador

 

plugins premium WordPress